geral

Governo Lula propõe endurecimento contra roubo de celulares e prepara PEC da Segurança Pública

24 mar 2025 - 14:00

Redação Em Dia ES

por Julieverson Figueredo, com informações de g1

Share
Durante um evento em Fortaleza, no Ceará, Lula reafirmou o compromisso do governo em combater a criminalidade e declarou que a "República dos ladrões de celulares" não será permitida
Medidas incluem aumento de penas para receptação e fortalecimento da integração entre forças de segurança. Foto: Reprodução

O governo federal prepara novas medidas para combater a criminalidade, com foco na segurança pública e no enfrentamento ao roubo de celulares. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, na última semana, que a “República dos ladrões de celulares” não será permitida e que o governo irá atuar para coibir esses crimes. Entre as principais ações, está a ampliação do programa “Celular Seguro” e a proposição de uma nova legislação que prevê aumento de penas para o crime de receptação, incluindo celulares, cargas e fios.

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, está finalizando um projeto de lei que endurece punições para receptadores de bens roubados. Paralelamente, o governo prepara uma ampla campanha de divulgação do programa “Celular Seguro”, que permite rastreamento de dispositivos roubados por meio de um cadastro nacional e um sistema de alerta automático quando um aparelho for religado.

Em outra frente, o governo federal também pretende reforçar sua atuação na segurança pública através de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia a participação da União no combate ao crime organizado. O texto, que está pronto para ser enviado ao Congresso Nacional, propõe a criação do Sistema Único de Segurança Pública, a transformação da Polícia Rodoviária Federal em uma corporação de policiamento ostensivo e maior integração entre forças federais, estaduais e municipais.

Durante um evento em Fortaleza, no Ceará, onde inaugurou o Hospital Universitário do Ceará, Lula reafirmou o compromisso do governo em combater a criminalidade. “Nós vamos ter que enfrentar a violência, sabendo que nós temos que enfrentar o crime organizado. E não é o Estado sozinho, é o Estado, é o município e é o governo federal”, declarou.

A PEC da Segurança Pública também prevê a manutenção da autonomia dos estados na gestão da segurança, o fortalecimento das corregedorias e ouvidorias de polícia e a constitucionalização dos fundos nacionais de segurança pública e penitenciário, assegurando recursos permanentes para o setor. O governo também pretende destacar os índices de redução da criminalidade, como a queda de 5,25% nos homicídios registrados em 2024, menor índice desde 2015, segundo dados do Ministério da Justiça.

A proposta será encaminhada ao Congresso Nacional nas próximas semanas e será debatida com governadores e prefeitos. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT-PR), afirmou que buscará dialogar com os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado para definir a tramitação da PEC.

0
0
Atualizado: 24/03/2025 18:06

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.