Ao todo foram 615 quilos de material oleado destinados a uma empresa no estado
Nessa quarta-feira (27), o subsecretário de Meio Ambiente do Estado, Elber Reis Tech, autorizou o recolhimento dos fragmentos de óleo cru, que têm sido coletados das praias de Linhares desde o dia 9 de novembro, quando foram iniciadas as operações de monitoramento e limpeza dos balneários.
Ao todo foram 615 quilos de material oleado destinados a uma empresa localizada em Serra, designada para o serviço pelo Governo do Estado. O volume é referente à coleta que tem sido realizada desde o início da contaminação das praias do município.
Desde o início dos trabalhos, todo o material recolhido das praias de Linhares está sendo encaminhado a uma central do Município, onde é acondicionado em tambores e em local seguro, e no Tiro de Guerra. Posteriormente é dada destinação definitiva ao material, após alinhamento com os órgãos federais – responsáveis pela ação.
De acordo com o balanço divulgado pelo Comitê de Crise, na quarta-feira (27), durante as operações realizadas no dia, foi coletado 1 kg de fragmentos no balneário de Cacimbas, numa extensão de 2,7 km; também foi coletado 1,1 kg de óleo nas praias de Monsarás (Lagoa da Viúva) e Cacimbas, numa extensão de 7,3 km.
Colaboração
Caso o cidadão encontre vestígio de óleo nas praias do município, pode acionar o Comitê de Crise através do telefone 153. Lembrando que é imprescindível que não haja contato direto com o material.
E quem quiser se voluntariar nos trabalhos de contenção e limpeza das praias poderá aderir às ações planejadas pelo Comitê por meio do endereço de e-mail: [email protected].
Todos os inscritos passarão por treinamento com profissionais de órgãos ambientais e de segurança que integram o Comitê.