O Governo do Estado realizou, nessa terça-feira (20), a formatura da terceira turma de alunos do Curso de Formação da Polícia Penal (CFPP) 2024, da Polícia Penal do Espírito Santo (PPES). A solenidade aconteceu em espaço de eventos na Capital, com a presença do governador Renato Casagrande e outras autoridades. A partir de agora, 354 novos policiais penais estão aptos para ingressar nas unidades prisionais de todo o Espírito Santo.
“Contratamos mais de 1.000 policiais penais para fortalecer o nosso trabalho no sistema penitenciário, que hoje é um dos mais organizados do País. Com um sistema organizado, conseguimos reduzir a criminalidade como temos feito. Sempre digo que a carreira de policial não é para qualquer um, tem que gostar muito do que faz. Queremos vocês cada vez mais motivados, por isso estamos estruturando nossa Polícia Penal para que possam nos ajudar a transformar o Espírito Santo em um dos estados mais seguros do Brasil”, afirmou o governador Casagrande.
Durante o evento, diversas homenagens foram prestadas a instrutores e alunos que se destacaram ao longo do curso ministrado pela Academia de Polícia Penal (Acadeppen). Os 354 novos policiais penais receberam seus certificados após meses de treinamento rigoroso, que envolveu instruções teóricas e práticas em áreas como legislação penal, técnicas operacionais, defesa pessoal, ética profissional e direitos humanos.
A formação teve como objetivo preparar os agentes para atuarem de forma eficiente e segura no sistema prisional capixaba, respeitando a dignidade humana e contribuindo para a ressocialização dos apenados.
“A nova turma de policiais penais que se forma hoje encerra o ciclo de formação do último concurso realizado pelo Governo do Estado e reforça nosso compromisso com a renovação e fortalecimento do quadro de profissionais do sistema prisional. Investimos significativamente na reforma de estruturas prisionais, na implementação de tecnologias e em projetos que proporcionam um ambiente de trabalho digno e seguro, essenciais para o desempenho das funções operacionais”, disse o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco.
O diretor geral da PPES, José Franco Morais Junior, falou sobre a importância desse novo efetivo para o sistema prisional:
“A formatura da Turma Charlie é motivo de grande orgulho para toda a nossa instituição. Esses novos policiais penais representam o futuro da segurança pública no Espírito Santo. São profissionais preparados, comprometidos e conscientes da importância do seu papel dentro do sistema prisional. Tenho plena confiança de que atuarão com responsabilidade, respeito à legalidade e dedicação à sociedade capixaba”, declarou.
Com a incorporação da Turma Charlie, a Polícia Penal do Espírito Santo amplia seu quadro de efetivo, contribuindo para a melhoria das condições de trabalho nas unidades prisionais e reforçando o compromisso do estado com a segurança e os direitos humanos.
“Essa energia que vivenciamos nessa noite vai ser reproduzida no trabalho do dia a dia. Em pouco tempo já são mais de 1.000 policiais penais incorporados ao serviço público capixaba. Mulheres e homens que se somam ao nosso efetivo da Secretaria de Justiça. Os investimentos do nosso governo em segurança pública são constantes, principalmente na estruturação das nossas forças de segurança. E os resultados estão aí, melhores serviços e proteção à sociedade”, comentou o vice-governador Ricardo Ferraço.