A partir de 2014, começa a ser implantado o ensino médio de tempo integral.
No próximo ano, pelo menos cinco escolas da rede vão adotar a modalidade e atender a, aproximadamente, 1,8 mil alunos.
A primeira unidade a ser contemplada é a Escola Assisolina Assis de Andrade, em Vila Velha, que foi reconstruída e dispõe de espaço apropriado para o desenvolvimento das atividades extras que vão ser incluídas no currículo.
O governador Renato Casagrande está na unidade de ensino, no Bairro de Aribiri, em Vila Velha, para a inauguração das obras de reforma da unidade de ensino, e anuncia a novidade para os capixabas. O secretário Klinger Barbosa também está na cerimônia, da qual participam também estudantes, membros da comunidade e outras autoridades.
A jornada de tempo integral vai começar com os alunos da 1ª série do ensino médio, com 38 aulas semanais, das 7 às 16h20. No currículo, além das disciplinas comuns a todo o ensino médio, tais como Língua Portuguesa, Matemática, Química e História, os alunos vão ter outras quatro áreas para a escolha de atividades.
O novo currículo vai contar com aprofundamento de estudos (reforço em matérias de interesse); preparação para o trabalho; produção e expressão artística; e cultura corporal (atividades esportivas).
O projeto de implantação está na fase de avaliação das escolas da rede estadual que estão aptas a receber o novo modelo de ensino, na Grande Vitória e interior. As escolas vão ser selecionadas até o final do próximo mês. A expansão do projeto será realizada de maneira gradativa, a cada ano, à medida que houver demanda por tempo integral.
Nova Escola
A Escola Assisolina Assis de Andrade passou por obras de reconstrução e, agora, conta com 16 salas de aula, biblioteca, dois laboratórios de informática, um de química e biologia, um de física e matemática, sala de artes, quadra poliesportiva coberta, auditório com camarins, refeitório, banheiros adaptados para pessoas com deficiência, entre outros espaços pedagógicos e administrativos, com investimento de R$ 11,68 milhões.
A unidade de ensino tem capacidade para receber 1.920 alunos, nos três turnos. Mesmo com a adoção do tempo integral, a Escola vai manter o atendimento de Ensino Fundamental.
Redação Portal Ouro Negro