concursos e empregos

Governo do ES abre mais de 3 mil vagas em cursos técnicos

10 jun 2014 - 13:37

Redação Em Dia ES

Share

Em mais uma ação do Governo do Espírito Santo para dar oportunidades aos jovens e qualificar a mão de obra do mercado capixaba, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) anunciou no último dia (06) a abertura de 3.081 vagas em cursos técnicos nas escolas da rede estadual de ensino.

A divulgação foi feita pelo secretário Klinger Barbosa Alves, em coletiva de imprensa, destacando que, a partir dessa nova oferta, os 78 municípios do Estado passam a ser contemplados com cursos técnicos em alguma das modalidades disponibilizadas pela Sedu. A novidade nesse edital é Rio Novo do Sul, que pela primeira vez será beneficiado.

“Nesse processo estaremos com oferta em 27 municípios, mas conseguimos chegar, assim como nos solicitou o governador Renato Casagrande, a todas as cidades do Estado com algum tipo de curso técnico. A demanda por formação técnica é cada vez maior e estamos nos empenhando para garantir o atendimento”, destacou o secretário estadual da Educação.

As vagas são destinadas a alunos que estão terminando o ensino médio ou candidatos que já concluíram essa etapa de estudos. O edital será publicado na segunda-feira (09), no Diário Oficial, e as inscrições começam na terça-feira (10), a partir das 10 horas, por meio do site da Sedu, no endereço www.educacao.es.gov.br.

O processo seletivo vai levar em consideração as pontuações do resultado final das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, referentes ao ano letivo de 2013 ou ao último ano cursado pelo candidato.

Ao todo serão 23 cursos diferentes para atender a demanda. “Os cursos são definidos de acordo com a afinidade e necessidade do mercado de trabalho do município. O esforço do Governo do Estado para oferecer cursos técnicos contribui não só para a ascensão profissional do indivíduo, mas também para o desenvolvimento da economia do Espírito Santo”, observou Klinger Barbosa Alves.

Na relação de cursos, há três novidades na rede estadual: Massoterapia (São Mateus), Cuidados de Idosos (Nova Venécia) e Qualidade (Cachoeiro de Itapemirim). A primeira turma do curso de Massoterapia será na Escola Américo Silvares, uma das unidades de ensino dos aglomerados do Estado Presente.

O curso, segundo Klinger Barbosa Alves, foi uma solicitação da própria comunidade e é a primeira vez que a escola terá um curso técnico.

A aluna Lucélia Ramos, da Educação de Jovens e Adultos, está ansiosa para tentar uma das vagas. “Eu precisei parar de estudar para ajudar minha família. Agora, com 31 anos, estou terminando o Ensino Médio. A oportunidade de fazer o curso de Massoterapia veio na hora certa. Tenho certeza que o curso vai ajudar não só a mim, mas a muitas pessoas da comunidade, que também estão à procura de qualificação profissional”, disse Lucélia.

Cursos subsequentes

É uma modalidade de ensino destinada para quem já tenha concluído ou que esteja cursando o último ano do Ensino Médio, Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na rede pública de ensino. De 2011 até o primeiro semestre de 2014 já foram ofertadas 40.784 vagas em 72 municípios do Estado.

Redação Linhares Em Dia
Foto: Comunicação/Sedu-ES

0
0
Atualizado: 10/06/2014 13:37

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.