geral

Governador diz que isolamento deve ser mantido mesmo se comércio for reaberto

29 abr 2020 - 10:00

Redação Em Dia ES

Share
Casagrande contou ainda que, nesta terça-feira, conversou com o ministro da Saúde, Nelson Teich, para falar sobre a situação da compra de respiradores
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, afirmou, em pronunciamento nesta terça-feira (28), que a flexibilização da atividade econômica está ligada ao isolamento social. Ele também destacou que a abertura do comércio não pode reduzir a taxa de isolamento apontada pela Secretaria de Estado da Saúde.

“Só poderemos dar algum passo a diante para abrir uma ou outra atividade econômica se a gente mantiver o isolamento. A abertura, a possibilidade de abrir o comércio, não pode reduzir o isolamento. Só poderemos, de fato, caminhar para que a gente abra o comércio, se conseguirmos isolar outros setores da sociedade. A gente tem que manter de 50 a 55% de isolamento, é isso que a Secretaria de Saúde nos orienta. Então nós podemos dar um passo em direção à abertura de alguma atividade econômica se alguma atividade de lazer for paralisada, se as pessoas derem a sua contribuição. Promover o isolamento social é uma tarefa de todos nós, individualmente. Se a gente tiver esse nível de disciplina, a gente pode dar passos a diante para que alguma atividade econômica funcione”, afirmou.

O governador contou ainda que, nesta terça-feira, conversou com o ministro da Saúde, Nelson Teich, para falar sobre a situação da compra de respiradores. Segundo ele, está marcada, para o próximo dia 30, uma reunião do ministro com todos os governadores.

“Hoje eu conversei com o ministro por telefone, tratei com ele da questão dos respiradores, pedindo a ele que ele pudesse ter um planejamento para nós, não só para o Espírito Santo, mas para todos os estados, que estão vivendo essa realidade de não conseguir comprar respiradores e, ao mesmo tempo, não saber se a gente vai poder ter do Ministério da Saúde. Reconheço que o Ministério da Saúde também está com dificuldade de comprar respiradores, mas como ele tem um nível de relação internacional e diplomática muito mais intenso”, concluiu.

Reabertura
No último sábado, o governador afirmou que a reabertura do comércio na Grande Vitória está previsa para a próxima segunda-feira (4). Na ocasião, ele destacou que a incorporação de novos leitos hospitalares permite a reabertura nas cidades com alto risco.

“A partir do dia 4, nós estamos incorporando esse número de leitos, o que permitirá que a gente possa mudar a matriz de risco no Estado. Então, a partir do dia 4, nós teremos condições de abrir as atividades econômicas nesses municípios”, disse Casagrande.

Atualmente, de acordo com o mapa de Gestão de Risco, que é revisado semanalmente com os dados atualizados da Secretaria da Saúde (Sesa), o Espírito Santo tem oito municípios enquadrados no Risco Alto (Alfredo Chaves, Bom Jesus do Norte, Cariacica, Fundão, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória), 14 em Risco Moderado (Apiacá, Aracruz, Anchieta, Domingos Martins, Guarapari, Iconha, Ibiraçu, Marechal Floriano, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante) e outros 56 seguem com o Risco Baixo.
0
0
Atualizado: 29/04/2020 10:00

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.