política

Governador Casagrande é premiado em São Paulo

31 maio 2013 - 17:56

Redação Em Dia ES

Share

Foi a maior premiação distribuída durante o 5º Fórum Coffee & Dinner, o mais importante fórum de debates do setor no Brasil e um dos mais conceituadas do mundo. O evento reuniu mais de mil empresários para apresentação dos cenários atuais do consumo do café no mundo.

“Como as Atuais Tendências do Consumo irão afetar o Suprimento Futuro” de café foi o tema central do 5º Fórum Coffee & Dinner, realizado em São Paulo.

A cada dois anos o Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil) organiza o evento, que reúne especialistas para debater tendências e desafios da cafeicultura brasileira e mundial. “Estou muito feliz com a premiação que compartilho com cada capixaba que acorda e trabalha todos os dias em qualquer segmento do setor cafeeiro. É desta forma que estamos presentes, crescendo, gerando empregos, produzindo cada vez mais com eficiência e consolidando nossa marca em todo o mundo”, comemorou o governador Casagrande, antes de anunciar o lançamento de três novas qualidades do café conilon, desenvolvidas pelo Incaper.

Nesta 5ª edição o objetivo foi discutir questões relacionadas às atuais tendências de consumo, levando em conta, inclusive, os novos movimentos observados no ano de 2012 quanto à substituição de cafés arábicas por robustas, assim como os efeitos trazidos pelas novas formas de consumo (cápsulas, monodoses, máquinas nos lares, cafés diferenciados, solúvel em países produtores – Índia, Vietnã, Colômbia) e o seu impacto no suprimento.

O fórum teve a participação de Judith Ganes-Chase, fundadora e presidente da J. Ganes Consulting e Carlos Henrique Jorge Brando, consultor da P&A Marketing que falaram a respeito das tendências e perspectivas do consumo mundial de café. Já Neil Rosser, gerente geral de pesquisa de café da Olam Europe, Edward Juzwiak, head of procurement commodities da Nestlé Brasil e Celso Vegro, pesquisador do Instituto de Economia Agrícola foram os responsáveis por abordar os assuntos relacionados à produção e oferta mundiais do grão.

Há 10 anos, o Fórum concede o Prêmio Empreendedores do Café. Trata-se de um reconhecimento aos que desenvolvem o setor e implementam ferramentas de gestão que possam potencializar o cafeicultura no Brasil.

Dezenas de produtores e exportadores capixabas prestigiaram o evento. A comitiva liderada pelo presidente do Centro de Comércio de Café de Vitória, Luiz Antônio Polese, acompanhou toda a solenidade e ouviu o governador Renato Casagrande compartilhar com o todo o setor, os méritos da homenagem e da premiação feita pelo Cecafé.

“Considero muito justo o maior prêmio deste Fórum ser concedido ao governador Renato Casagrande. Por tudo que fez em prol do desenvolvimento da cafeicultura no Espírito Santo, não apenas como governador mas durante toda sua trajetória pública. Merece todo o nosso reconhecimento”, declara Polese.

O presidente do Cecafé, João Antônio Lian, disse que o desafio é aumentar a produção do café e acompanhar a tendência mundial de produção e consumo do robusta. “O conilon produzido no Espírito Santo vem ganhando mercado e cada vez mais melhora sua qualidade e eficiência. Temos esse desafio, nos demais estados, que é agregar valor ao robusta para nos diferenciarmos no mercado, como tem feito o Espírito Santo nos últimos anos”, destacou.

O governador Renato Casagrande estava acompanhado do secretário de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Énio Bérgoli e do presidente do Incaper, Evair Melo. O evento foi realizado na Sala São Paulo, localizada na tradicional Estação da Luz, no centro de São Paulo.

Redação Portal Ouro Negro

0
0
Atualizado: 31/05/2013 17:56

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.