Funcionários da extinta fábrica de móveis Movelar, de Linhares, começarão a receber na próxima semana as indenizações trabalhistas a que têm direito após mais de 10 anos de espera. Um mutirão está sendo preparado para atender aos mais de mil beneficiários.
Segundo o Tribunal Regional do Trabalho (TRT/ES) os pagamentos serão pelo valor integral e atualizado, sem nenhum desconto. Os cálculos são feitos por um perito da Justiça.
O mutirão irá acontecer de 18 a 22 de setembro das 8h às 18h na Vara do Trabalho de Linhares, Avenida Getúlio Vargas, centro. Os agendamentos para o mutirão já estão abertos. É importante o trabalhador procurar o balcão da Vara do Trabalho para atualizar ou fazer o cadastro.
Segundo o TRT, a ordem dos pagamentos será determinada pelo agendamento a ser feito no balcão da Vara do Trabalho de Linhares, respeitadas as prioridades legais. Os herdeiros de funcionários já falecidos devem procurar o advogado ou o sindicato para orientação. O valor devido aos trabalhadores que já morreram também está calculado e reservado para pagamento, segundo a Justiça do Trabalho.
Empresa foi destaque nacional
A fábrica de Móveis Movelar era uma empresa familiar que surgiu em 1968. A partir de 2007 ela entrou com pedido de recuperação judicial. Em 2012 a fábrica voltou a funcionar, mas não conseguiu recuperar o desempenho do passado e fechou de vez as portas, acumulando dívidas milionárias com o governo, funcionários e fornecedores.
Em 2022, a área da antiga fábrica foi arrematada em leilão por R$ 24 milhões. O dinheiro servirá para pagar parte das dívidas, com prioridade para os débitos trabalhistas.