O tempo no Espírito Santo deve mudar a partir desta quarta-feira (09) com a chegada de uma frente fria, conforme informações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
A mudança climática vai afetar todas as regiões do estado, com previsão de chuvas até o fim de semana. A maior parte do estado, incluindo a Grande Vitória, deve começar a sentir os efeitos a partir de quinta-feira (10).
De acordo com o Incaper, a quarta-feira (09) começa com predomínio de sol e calor por todo o estado. No entanto, à medida que o dia avança, áreas de instabilidade vão provocar pancadas de chuva, trovoadas e rajadas de vento nas regiões Sul e Serrana no período da tarde, e na Grande Vitória à noite.
As demais áreas do estado não têm previsão de chuva para o primeiro dia de alteração no clima.
O vento vai soprar moderado a forte ao longo do litoral. As temperaturas vão variar entre 23°C e 33°C na Grande Vitória, 18°C e 37°C na região Sul, 19°C e 36°C na Serrana, e entre 21°C e 37°C no Noroeste.
Na quinta-feira (10), a frente fria ganha força, tornando o tempo instável em todas as regiões do Espírito Santo. São esperadas chuvas ocasionais ao longo do dia, que podem ocorrer de forma mais intensa em áreas da Grande Vitória, Sul e Serrana.
A temperatura vai cair, com a mínima na Grande Vitória prevista em 23°C e a máxima em 32°C. No Norte do estado, a mínima será de 24°C e a máxima de 31°C. A intensidade dos ventos vai aumentar, com rajadas mais fortes em algumas regiões costeiras.
O Incaper também alerta para a continuidade do tempo instável na sexta-feira (11), com a nebulosidade diminuindo, mas ainda com previsão de chuvas ocasionais em diversas partes do estado. As temperaturas voltam a subir um pouco, enquanto os ventos devem permanecer moderados ao longo do litoral.
O sábado (12) ainda será de instabilidade, com previsão de chuvas rápidas entre a manhã e a tarde em todo o estado. A intensidade dos ventos seguirá moderada, especialmente nas áreas costeiras.
Essa alteração no tempo ocorre devido à passagem da frente fria pelo oceano, trazendo instabilidade para o Espírito Santo e marcando o início de um período de chuvas e temperaturas mais amenas em comparação aos dias anteriores.