O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (10), durante entrevista coletiva na Rússia, que aposentados e pensionistas vítimas de descontos irregulares em seus benefícios não serão prejudicados. Segundo ele, o Governo Federal irá garantir a devolução dos valores e responsabilizar as entidades envolvidas nas fraudes.
“As vítimas não serão prejudicadas. Quem vai ser prejudicado são aqueles que um dia ousaram explorar o aposentado e o pensionista brasileiro”, declarou o presidente. A fraude foi descoberta por meio de investigações conduzidas pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), que apuram a atuação de entidades suspeitas de aplicar descontos ilegais em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desde 2019.
Investigação em andamento
De acordo com Lula, a operação foi realizada com “muita inteligência, sem alarde” e resultou no desmonte de uma organização criminosa que atuava há anos no país. “Aquelas entidades que roubaram vão ter os bens congelados. Nós vamos, desses bens, repatriar o dinheiro para que a gente possa pagar as pessoas”, afirmou. “Foi um assalto a aposentados, aposentadas e pensionistas deste país.”
O presidente reforçou que a apuração será criteriosa para distinguir entidades regulares daquelas criadas exclusivamente para fraudar os beneficiários da Previdência. “Devolver os recursos vai depender de constatar a quantidade de pessoas enganadas. A quantidade de pessoas que tiveram o nome em uma lista sem que tivessem assinado”, disse.
Comunicação e reembolso
Na última quinta-feira (8), representantes do Ministério da Previdência Social, da Advocacia-Geral da União, da Controladoria-Geral da União e do INSS detalharam os procedimentos de comunicação com os beneficiários. Segundo eles, aposentados e pensionistas serão informados pelos canais oficiais do INSS.
A orientação inicial é que apenas os atingidos pelos descontos se manifestem, reconhecendo ou contestando os valores cobrados de forma indevida. Caberá às entidades suspeitas apresentar documentos que comprovem a autorização dos descontos.
“O que quero é que a gente consiga apurar para apresentar ao povo a verdade, porque não estou atrás do show de pirotecnia. Estou atrás de apurar quem assaltou o bolso dos aposentados e pensionistas brasileiros”, concluiu Lula. “Eles não foram no cofre do INSS, foram no bolso do povo. É isso que nos deixa revoltados.”