geral

Fim de semana deve ser de tempo severo no ES com alerta de tempestades e ventos fortes

06 fev 2026 - 15:30

Redação Em Dia ES - por Julieverson Figueredo

Share
Defesa Civil, Inmet e Incaper emitem avisos de perigo e perigo potencial para diversas regiões nesta sexta-feira (06). Previsão indica acumulados significativos de chuva, formação de ZCAS que influenciará o tempo no fim de semana e riscos de corte de energia
Fim de semana deve ser de tempo severo no ES com alerta de tempestades e ventos fortes. Foto: Getty Images Signature

O Espírito Santo está sob a influência de condições meteorológicas severas nesta sexta-feira (06), resultando em avisos de tempestades, chuvas intensas e rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h. A combinação de calor, alta umidade e a aproximação de uma frente fria estacionária na altura do Rio de Janeiro favorece a formação de áreas de instabilidade e de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), previsto para se organizar entre os dias 07 e 10 de fevereiro.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram alertas de impacto moderado a alto, com riscos de alagamentos, quedas de árvores e interrupção de energia.

Avisos meteorológicos e riscos
De acordo com o Inmet, há dois níveis de alerta vigentes iniciados na manhã desta sexta-feira e válidos até as 10h00 de domingo (08). O alerta de Perigo (Laranja) prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia e ventos intensos de 60 a 100 km/h. Já o alerta de Perigo Potencial (Amarelo) indica chuvas de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos de 40 a 60 km/h.

A Defesa Civil Estadual destaca que a probabilidade de tempo severo é moderada, com destaque para as regiões do Caparaó, Sul, Serrana e Grande Vitória, onde podem ocorrer acumulados expressivos em curtos espaços de tempo. O radar meteorológico do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), localizado em Santa Teresa, encontra-se fora de operação no momento.

Cidades em alerta
Os municípios capixabas incluídos nos avisos meteorológicos do Inmet, abrangendo áreas de perigo e perigo potencial, são:

Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante.

Fenômeno ZCAS e contexto nacional
A instabilidade é reforçada pela formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Segundo informações meteorológicas, este sistema começa a se organizar ao longo deste fim de semana e deve atuar até o dia 10 de fevereiro. A configuração atmosférica, com um cavado em níveis médios e um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) no Nordeste, mantém um corredor de umidade que favorece chuva persistente. No Sudeste, além do Espírito Santo (especialmente o extremo oeste e sul), a previsão indica volumes elevados para o Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Previsão detalhada

Sexta-feira (06/02)
Para esta sexta-feira, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) prevê tempo aberto até o fim da manhã em todo o estado. A partir da tarde, pancadas de chuva com trovoadas atingem as regiões Sul, Serrana e parte da Noroeste, avançando à noite para o litoral sul e a Grande Vitória. As temperaturas permanecem altas.

  • Grande Vitória: Sol pela manhã, chuva e trovoadas à noite. Mínima de 23°C e máxima de 32°C.
  • Região Sul: Chuva e trovoadas à tarde. Mínima de 21°C nas áreas altas e máxima de 31°C nas baixas.
  • Região Serrana: Pancadas à tarde. Mínima de 17°C nas áreas altas e máxima de 27°C nas baixas.
  • Região Norte: Poucas nuvens, sem chuva. Máxima de 35°C.
  • Região Noroeste: Chuva isolada à tarde no sul e oeste. Máxima de 32°C.
  • Região Nordeste: Sem chuva. Máxima de 32°C.

Previsão para o fim de semana e início da semana

  • Sábado (07/02): O tempo segue com poucas nuvens pela manhã. A instabilidade se concentra no período da tarde, com previsão de pancadas de chuva e trovoadas em trechos das regiões Sul e Serrana, especificamente próximos ao Caparaó. Nas demais áreas, incluindo a Grande Vitória, não há previsão de chuva.
  • Domingo (08/02): O cenário se repete, com tempo aberto pela manhã e chuvas com trovoadas à tarde restritas aos trechos das regiões Sul e Serrana próximos ao Caparaó.
  • Segunda-feira (09/02): A tendência indica poucas nuvens até o fim da manhã, com pancadas de chuva à tarde novamente nas áreas do Sul e Serrana próximas ao Caparaó. O vento sopra fraco a moderado no litoral.
  • Terça-feira (10/02): Um sistema de alta pressão traz ar seco, deixando o tempo aberto em todo o Espírito Santo, sem previsão de chuva.

Acumulados esperados e recomendações de segurança
A Defesa Civil prevê que, entre os dias 06 e 12 de fevereiro, os acumulados de chuva podem ficar entre 60 e 80 mm em áreas do Caparaó, Sul e parte da Região Serrana. Para a Grande Vitória, Serrana, Central e Noroeste, a expectativa é de 40 a 60 mm.

Diante dos riscos de rajadas de vento e descargas elétricas, as autoridades recomendam não se abrigar debaixo de árvores e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, aparelhos elétricos devem ser desligados da tomada. Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

0
0

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.