geral

Fim de semana deve ser de chuvas fortes e até granizo no Espírito Santo

08 nov 2024 - 14:14

Redação Em Dia ES

Share
Incaper alerta para instabilidade climática, com previsão de chuvas intensas e risco de granizo no Espírito Santo. Fenômeno pode atingir diversas regiões do estado, com acúmulo de até 150 mm de chuva até o dia 11, segundo a Defesa Civil
Fim de semana pode ser de chuvas fortes e até granizo no Espírito Santo. Foto: Andressa Bergamaschi/Em Dia ES

O Incaper emitiu um alerta especial para o Espírito Santo, indicando a possibilidade de chuvas intensas e até granizo em diversas regiões do estado a partir do sábado, 9 de novembro. Segundo o órgão, a instabilidade climática deve provocar mudanças no tempo em todo o território capixaba. A região Sul deve ter sol entre nuvens e chuva em alguns momentos, enquanto na Grande Vitória e na Região Serrana a nebulosidade aumenta e há previsão de chuva a partir da tarde.

O alerta do Incaper classifica a situação como de “Atenção”, em razão do volume significativo de chuva previsto e da possibilidade de rajadas de vento e granizo nas regiões Sul e Serrana. O Instituto recomenda atenção redobrada, uma vez que o acúmulo de água pode causar alagamentos e impactos à infraestrutura local.

Previsão para o sábado (9)
Grande Vitória: Temperatura mínima de 23 °C e máxima de 31 °C.
Região Sul: Áreas menos elevadas com mínima de 23 °C e máxima de 29 °C; áreas altas com mínima de 19 °C e máxima de 28 °C.
Região Serrana: Áreas menos elevadas com mínima de 20 °C e máxima de 31 °C; áreas altas com mínima de 18 °C e máxima de 29 °C.
Região Norte: Mínima de 23 °C e máxima de 33 °C.
Região Noroeste: Mínima de 23 °C e máxima de 34 °C.

No domingo, 10 de novembro, o estado de atenção permanece em vigor, com o sol aparecendo entre muitas nuvens e chuvas previstas em momentos isolados em todo o estado. Confira:
Grande Vitória: Mínima de 21 °C e máxima de 27 °C.
Região Sul: Áreas menos elevadas com mínima de 22 °C e máxima de 29 °C; áreas altas com mínima de 18 °C e máxima de 26 °C.
Região Serrana: Áreas menos elevadas com mínima de 19 °C e máxima de 27 °C; áreas altas com mínima de 17 °C e máxima de 25 °C.
Região Norte: Mínima de 22 °C e máxima de 27 °C.
Região Noroeste: Mínima de 21 °C e máxima de 30 °C.

Impacto de frente fria e ciclone extratropical
O fenômeno ocorre devido a uma frente fria associada a um ciclone extratropical, que se intensifica sobre o Oceano Atlântico, a leste do Sul do Brasil. Segundo a MetSul Meteorologia, essa frente fria está sendo potencializada por uma área de baixa pressão que atua sobre o Sul do país, o que já causou chuvas intensas e temporais na região, com registro de alagamentos e inundações.

A interação entre a baixa pressão e o ar tropical quente e úmido favorece episódios de chuvas intensas e localizadas, que podem acumular mais de 100 mm em poucas horas. Na cidade de General Carneiro, no Paraná, uma criança desapareceu após uma forte enxurrada em decorrência das chuvas, que chegaram a ultrapassar os 160 mm em um curto período.

De acordo com a MetSul, os estados mais afetados pelas chuvas localmente intensas nesta sexta-feira (8) são Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, e parte de Minas Gerais (Triângulo Mineiro e Sul). Já no sábado (9), o Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro terão maior potencial de chuvas intensas. A MetSul destaca a possibilidade de alagamentos, inundações repentinas e transbordamento de córregos em algumas cidades durante o fim de semana, com riscos para a população.

Defesa Civil alerta para acumulado de 150 mm no Espírito Santo
A Defesa Civil capixaba prevê que o acumulado de chuva para o estado até 11 de novembro pode chegar a 150 mm em algumas regiões. O alerta é válido para toda a região metropolitana (Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Fundão e Viana), bem como para áreas do norte e noroeste, além de parte do sul do estado, Caparaó e Região Serrana.

1
0

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.