Com cânticos e louvor, a quinta-feira (24) foi marcada por uma profunda experiência de fé no quinto dia do Oitavário da Festa da Penha 2025. Fieis de todas as idades se reuniram no Campinho do Convento para viver a “Oração em Canção”, conduzida pelo cantor católico Davidson Silva, da Comunidade Shalom, e com a participação do padre Hadeleon Santana, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Vila Velha.
A celebração segue até a próxima segunda-feira (28), com missa solene de encerramento e show do padre Reginaldo Manzotti, no Parque da Prainha.
Com o tema “Com Maria, peregrinos da comunicação do Evangelho”, a noite também foi um convite a refletir sobre como nossos meios de comunicação podem ser instrumentos de evangelização. Durante o Devocional, o Frei Felipe Carretta meditou sobre Jesus e Maria como anunciadores da Palavra de Deus, lembrando a recente partida do Papa Francisco, ocorrida na segunda-feira (21). Citando o Santo Padre, ele exortou:
“Sejamos comunicadores da escuta, do diálogo e da esperança”. Em seguida, os fieis foram convidados a levantar seus celulares com as lanternas acesas para a bênção. “Que esses instrumentos sejam usados apenas para comunicar o bem, aquilo que edifica a dignidade humana e constroi o Reino de Deus”, abençoou o frei.
Na sequência, o momento de louvor tomou conta do Campinho. Recebido com entusiasmo, Davidson Silva emocionou a multidão ao iniciar a apresentação com a canção “Chuva de Graça”, levando os corações à oração e à entrega.
“Precisamos do Espírito Santo para viver este Oitavário. Não são dias comuns, são dias de graça abundante sobre nós”, afirmou o cantor, convidando todos a clamarem pela presença divina.
Tomado pela emoção diante da fé viva dos fiéis, o padre Hadeleon Santana expressou sua gratidão ao Papa Francisco e destacou o significado do tema escolhido para este Ano Jubilar.
“O Santo Padre, que passou na nossa frente, peregrino da esperança, agora contempla a plenitude daquilo que anunciou. Deu-nos, como tema do Jubileu, ‘peregrinos da esperança’, neste ano em que celebramos 2025 anos do nascimento de Jesus Cristo”, declarou, com a voz embargada.
Festa da Penha 2025
A 455ª edição da Festa da Penha acontece em comunhão com o Jubileu da Igreja Católica, sob o tema “Com Maria, peregrinos da esperança”. Durante os nove dias de festa em honra à Padroeira do Espírito Santo, os fiéis são convidados a redescobrir a esperança cristã. A programação contempla mais de 50 missas e 14 romarias. A expectativa é reunir milhares de devotos até o dia 28 de abril, no maior evento religioso do Espírito Santo e terceiro maior do Brasil.
A Festa da Penha 2025 é realizada pela Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos do Convento, com correalização do Espírito Santo Convention Bureau e da Prefeitura de Vila Velha. Conta ainda com patrocínio de ArcelorMittal, Cesan, Banestes, Extrabom, Javé Construtora e LeCard; copatrocínio de Unimed Vitória, Vale e Instituto Cultural Vale; e apoio da TVE, TV Gazeta, A Gazeta, Café 3 Corações, além das prefeituras de Serra, Cariacica e do Governo do Estado do Espírito Santo.