O feriado de Páscoa no Espírito Santo será marcado por um cenário de calor, tempo aberto e baixa probabilidade de chuvas expressivas na maior parte das regiões. O predomínio é de tempo firme em todo o estado, influenciado por uma massa de ar seco associada a um sistema de alta pressão. Apesar das temperaturas elevadas ao longo dos próximos dias, o fim de semana trará instabilidades pontuais impulsionadas pelo calor, gerando previsão de pancadas de chuva de curta duração a partir de sábado (4). No entanto, não há expectativa de impactos significativos, conforme aponta o boletim da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.
Ar seco e temperaturas elevadas
Para esta quinta-feira (2) e sexta-feira (3), o ar seco mantém o tempo aberto no território capixaba, sem previsão de chuva. Imagens de satélite observadas na manhã de quinta-feira já registravam céu claro a sol entre nuvens, e o radar meteorológico de Santa Teresa encontra-se operante, sem indicar ocorrência de chuvas. Para ambos os dias, a Defesa Civil confirma que não há avisos meteorológicos ativos para o estado e a probabilidade de chuva é baixa.
- Grande Vitória: O sol predomina entre poucas nuvens, sem expectativa de chuva. Os ventos sopram de fracos a moderados no litoral. As temperaturas variam com mínima de 22 °C e máxima de 33 °C, enquanto a capital Vitória marca entre 22 °C e 32 °C.
- Região Sul: Poucas nuvens e ventos de fracos a moderados no litoral. As áreas menos elevadas registram as maiores temperaturas do estado, com máxima de até 35 °C (mínima de 22 °C a 23 °C). Nas áreas altas, os termômetros marcam entre 17 °C e 30 °C.
- Região Serrana: Tempo aberto e sem chuva. Nas áreas baixas, mínima de 19 °C e máxima de 30 °C. Nas áreas de altitude, temperaturas variando entre 17 °C e 29 °C.
- Regiões Norte e Nordeste: Predomínio de poucas nuvens. As mínimas ficam entre 22 °C e 23 °C, com máximas alcançando 33 °C. No Nordeste, os ventos litorâneos são de fracos a moderados.
- Região Noroeste: Sem previsão de chuva, o sol brilha forte. Áreas menos elevadas terão entre 21 °C e 34 °C. Em municípios como Mantenópolis e Alto Rio Novo, a mínima é de 20 °C e a máxima de 32 °C.
Retorno das pancadas de chuva isoladas
O padrão atmosférico começa a apresentar mudanças durante o fim de semana. No sábado (4), o tempo segue com poucas nuvens até o fim da manhã. No período da tarde, áreas de instabilidade, formadas pela combinação de calor e umidade, provocam pancadas de chuva com trovoadas em trechos das regiões Sul e Serrana, próximos ao Caparaó. Nas demais áreas do estado, a previsão continua sem chuva e os ventos seguem de fracos a moderados na costa.
Os dados meteorológicos indicam uma probabilidade de até 70% para acumulados modestos (entre 2 e 10 mm) nas regiões Sul, Caparaó, Serrana, Norte e parte do Noroeste para o sábado.
No domingo (5), o sol e o calor permanecem pela manhã. Contudo, à tarde, as áreas de instabilidade se intensificam e provocam pancadas de chuva com trovoadas em trechos das regiões Sul, Serrana e Noroeste. Durante a noite, essas instabilidades avançam em direção ao litoral sul e à Grande Vitória. Nas regiões Norte e Nordeste, não há previsão de chuva e as temperaturas máximas permanecem elevadas em todo o Espírito Santo.
No domingo, há probabilidade de até 80% para acumulados entre 2 e 10 mm nas regiões Sul, Caparaó, Serrana, Grande Vitória, Oeste e Norte. A chance de que essas chuvas gerem volumes maiores (entre 10 e 30 mm) é inferior a 30%.
Risco de tempo severo descartado
Apesar da previsão de chuva para o fim de semana, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil assegura que a probabilidade de tempo severo no Espírito Santo é baixa. Trata-se apenas de pancadas de curta duração, com os maiores acumulados previstos para o Caparaó, Sul e Oeste do estado.
No médio prazo, não há qualquer previsão de tempo extremo, e atualmente não há alertas geológicos ou hidrológicos ativos (como risco de deslizamentos ou inundações) no território capixaba. O cenário é compatível com o mês de abril, que representa, historicamente, a época de enfraquecimento do período chuvoso no estado.
Para quem estender o descanso até segunda-feira (6), a previsão é de que o tempo volte a firmar completamente. O sol aparece entre algumas nuvens e não há previsão de precipitação em nenhuma região do Espírito Santo. As temperaturas se manterão estáveis, garantindo um fim de feriado prolongado com clima agradável.


















