Vinte agências capixabas vão apresentar e comercializar pacotes turísticos durante a Feira dos Municípios 2025, que ocorre entre os dias 3 e 6 de julho, no Pavilhão de Exposições de Carapina, na Serra. Os visitantes poderão conhecer 30 roteiros oficiais que contemplam destinos variados do Espírito Santo, incluindo praias, montanhas, centros históricos, experiências gastronômicas, culturais e de aventura.
O espaço das agências estará localizado no estande do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), que apoiará a iniciativa como forma de estimular o turismo interno e valorizar a cadeia produtiva do setor no estado. Além dos roteiros fixos, os expositores poderão comercializar passeios e experiências nas regiões onde atuam. O estande será organizado no formato de uma grande agência de viagens.
Segundo Leandro Tononi, coordenador do Núcleo de Turismo do Sebrae/ES, trata-se de uma ação inédita. “Efetuamos a seleção das agências interessadas via edital, tivemos uma excelente adesão e estamos otimistas em apresentar esses roteiros. Convidamos os visitantes da Feira a conhecerem todas as opções disponíveis”, afirmou. Haverá agências emissivas e também receptivas, que atuam com a recepção e atendimento a turistas.
Roteiros pelas oito regiões turísticas
Durante o evento, estarão disponíveis pacotes para as oito regiões turísticas do Espírito Santo: Verde e das Águas; Doce Pontões; Imigrantes; Metropolitana; Montanhas; Costa e Imigração; Sul Capixaba dos Vales e dos Cafés; e Caparaó. A maioria dos roteiros terá saída da Grande Vitória e ao menos um pernoite. As opções incluem viagens com duração entre um e cinco dias, com foco em turismo de sol e praia, ecoturismo, turismo de natureza, cultural, agroturismo e aventura.
A expectativa é positiva em relação às vendas. “Durante a Feira, realizaremos uma pesquisa com os visitantes que passarem pelo estande do Sebrae/ES para saber sobre a sua percepção em relação aos roteiros e conhecer mais sobre seus hábitos de viagem”, informou Tononi. Após o evento, as agências poderão continuar comercializando os pacotes apresentados, com opções já disponíveis para julho e para os demais meses de 2025.
Entre as participantes, a agência Santour, sediada em Santa Teresa, vai apresentar pacotes voltados à Região dos Imigrantes, que abrange municípios como Santa Teresa, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Roque do Canaã, João Neiva, Ibiraçu, Itarana e Itaguaçu. O foco dos roteiros são experiências culturais, históricas e gastronômicas relacionadas às tradições da imigração italiana e pomerana.
Os visitantes poderão conhecer opções como o roteiro “Descubra os Sabores e Aromas da Região dos Imigrantes”, com visitas a vinícolas e degustações de vinhos, e o “Três Santas”, voltado à religiosidade, cultura e culinária dos três principais municípios da região. A Santour também oferecerá atendimento personalizado e pacotes promocionais no local.