geral

Familiares e autoridades se mobilizam para transferir médico capixaba que infartou no RS

27 maio 2024 - 08:26

Redação Em Dia ES

Share
Linharense, Walter José Roberte Borges está em estado vegetativo
A família luta para levar o médico de volta para o Espírito Santo, mas depende de autorização que ainda não foi concedida. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Está internado em estado vegetativo o médico anestesista linharense, Walter José Roberte Borges, de 50 anos. Ele sofreu um infarto na semana passada e está na UTI de um hospital de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Walter viajou com um grupo de médicos devido ao aumento da demanda por profissionais da saúde provocado pelas inundações no estado gaúcho.

Doutor Walter tem dois filhos pequenos, de 8 e 12 anos, é casado e mora em Vila Velha, na Grande Vitória, onde também tem uma clínica com a esposa, que é dentista e está, no momento, em Pelotas.

Segundo amigos, na última segunda-feira (20), Walter saiu no meio de uma cirurgia no Hospital Universitário de Pelotas, mas não retornou. Ao procurá-lo, colegas o encontraram já desacordado, dentro de um banheiro. Apesar de fumar, ele não tinha histórico de problemas de saúde.

“Ele passou mais de 8 minutos sem oxigenação. Agora foram diagnosticadas algumas lesões cerebrais que indicam estado vegetativo. Ele é rodeado de médicos na família, e eles se juntaram para pedir uma ressonância, até para a família entender o que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida nele”, afirmou Assis.

Agora, a família luta para levar o médico de volta para o Espírito Santo, mas depende de autorização que ainda não foi concedida. Herike Assis explicou ainda que o setor público de saúde tem procedimentos para garantir que a transferência seja feita com segurança para o paciente.

“Uma vez o paciente sendo do SUS, não pode ter movimentação privada. É um protocolo e tudo tem que ser exatamente feito pelo SUS”, disse.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), segundo Herike, já manifestou que pode intervir para fazer o translado, mas o hospital gaúcho tem que autorizar.

Repercussão do caso em Linhares
Nas redes sociais muitas pessoas prestaram solidariedade à família do médico capixaba. O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, publicou nota lamentando o ocorrido. Ele afirmou também que vai solicitar ao governo do Espírito Santo, a transferência do médico o quanto antes para o estado capixaba.

0
0

Atualizado 28 maio 2024 - 10:52

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.