Segundo ele, “o problema não é eles venderem suas mercadorias, mas sim o local onde fazem isso. Na frente das lojas que pagam seus tributos e andam dentro da lei. Como consumidor tenho dificuldade quando vou entrar nos estabelecimentos onde os ambulantes estão. Eles nos abordam na entrada e na saída. Já deixei de entrar em muitos estabelecimentos por isso. Venho aqui deixar minha reclamação”, disse.
Outro fato que gerou reclamação por parte de Hobsom foi o comércio de carros no bairro Araçá. “No Araçá, o comércio ambulante e de vendas de carros ficam em frente às padarias, supermercados, farmácias entre outros 24 horas por dia”.
A Redação do Portal Ouro Negro entrou em contato com a Prefeitura de Linhares que esclareceu por meio de nota:
“Com relação aos vendedores ambulantes a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública em conjunto com o setor de fiscalização e a Guarda Municipal fará uma fiscalização para avaliar a situação. Os casos de ambulantes vendendo CD’s e DVD’s piratas, trata-se de contravenção penal e cabe à polícia tomar providências com relação a esse tipo de comércio ilegal”.
“Já a venda de carros nos bairro, será encaminhada uma equipe de agentes de trânsito para avaliar o que está acontecendo. Contudo, se os veículos não estiverem em locais proibidos, se não estiverem estacionados em calçadas, ou não estiverem cometendo infrações de trânsito, nada poderá ser feito. Se ficar confirmado que a venda de vários produtos veículos é realizada por uma única pessoa, caberá a Receita Estadual tomar medidas no sentido de detectar se os vendedores estão cometendo crime de evasão fiscal”.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Linhares também se posicionou sobre o assunto:
“A CDL, através da Câmara Setorial do Centro, vem desenvolvendo um trabalho junto à Prefeitura no sentido de combater o comércio ambulante nas calçadas do comércio do Centro e de bairros. Por não ter ‘autoridade’ para desenvolver ações práticas nas ruas, a Câmara Setorial do Centro cobra posições dos órgãos competentes e acompanha as ações. Em reunião recente na Secretaria de Desenvolvimento, o secretário da pasta se mostrou solidário à causa, e informou que vai estudar medidas definitivas para combater ao comércio ambulante. A Câmara Setorial do Centro está acompanhando esta demanda dentro dos prazos solicitados pela Prefeitura e segue estudando outros pleitos tão importantes como o comércio ambulante, a exemplo da segurança e mobilidade”.
Redação Portal Ouro Negro
Por Carol Paiva Said
{jathumbnail off}