Cientistas encontraram evidências de que existem reservas de água líquida na crosta de Marte. A partir das conclusões obtidas com os dados reunidos pela sonda Mars InSight, da Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos), será possível direcionar mais pesquisas sobre a possibilidade de vida fora da Terra.
O módulo coletou informações do solo que estava embaixo dele e forneceu informações sobre sua composição, levando evidências de que há água líquida no planeta — elemento necessário para a existência de vida.
Publicado nesta segunda-feira (12) na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, o estudo utilizou dados que a Mars InSight coletou durante uma missão que durou quatro anos e foi encerrada em 2022.
“Entender o ciclo da água marciana é essencial para entender a evolução do clima, da superfície e do interior”, disse Vashan Wright, geofísico da Scripps Institution of Oceanography, da Universidade da Califórnia em San Diego, e líder da pesquisa.
A água congelada nos polos é conhecida pelos cientistas, entretanto, sua descoberta na forma líquida cria novos cenários de pesquisas sobre a possibilidade de habitação de Marte e sobre formas de vida extraterrestre.
“Um ponto de partida útil é identificar onde a água está e quanta [água] há”, comentou Wright.