geral

Estado registrou mais de 700 casos de hepatites B e C em 2012

26 jul 2013 - 07:59

Redação Em Dia ES

Share

Em 2012, o Espírito Santo registrou 486 casos confirmados de hepatite B e 226 de hepatite C, os tipos mais graves da doença e que podem evoluir para formas crônicas aumentando as chances de falência do fígado e até câncer.

No próximo domingo (28) é celebrado o Dia Mundial de Luta contra as hepatites virais e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) chama a atenção da população para a importância da vacinação e incentiva a procura por testes de detecção da doença.

O infectologista da Sesa Marcelo Leal, que atua no Programa Estadual de Hepatites Virais, explica que, apesar da vacinação que protege contra o tipo B fazer parte do calendário nacional de imunização há 20 anos com indicação para ser aplicada logo que a criança nasce ainda é baixa a cobertura vacinal observada entre jovens de 15 a 19 anos – 75%, quando a meta do Ministério da Saúde (MS) estabelece 95%. Nos jovens de 20 a 24 anos, a cobertura é ainda menor, 67%.

Para o médico, isso é preocupante porque a transmissão da doença se dá por meio de contato com secreção ou sangue contaminado e muitos jovens se tornam sexualmente ativos sem o uso do preservativo e sem estarem vacinados. A imunização é uma forma eficaz de proteção, em média, de 95%, segundo ele.

Público-alvo

Neste ano, o Ministério da Saúde ampliou o público-alvo contemplado com a vacinação para a faixa etária entre 30 a 49 anos, universalizando, na prática, a imunização contra a hepatite B para todas as faixas etárias. Ao longo dos anos, o Ministério vem ampliando os grupos contemplados.

Desde o mês de abril, por recomendação do MS, o Espírito Santo já está oferecendo gratuitamente a vacina também para a população da nova faixa etária contemplada, estimada em pouco mais de um milhão de habitantes, de acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Estado que recebia conta mensal de vacina entre 30 e 35 mil doses para distribuir aos municípios passou a receber 40 mil.

Prevenção

– Não compartilhar agulhas, cortadores de unhas, alicates de cutícula, escovas de dente, ou qualquer material que possa ter tido contato com sangue ou secreção. Esses materiais devem ser de uso individual. Nos serviços de manicure, por exemplo, os itens devem ser de uso pessoal, individual ou com a garantia de que o material foi corretamente esterilizado.

– Usar preservativo nas relações sexuais.

– Se vacinar contra a hepatite B.

Os sintomas, quando existem, são semelhantes: cansaço, tontura, enjoo, febre, dor na região do fígado, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. As hepatites B e C podem evoluir para cirrose hepática e câncer do fígado.

A hepatite B pode ser transmitida de mãe para filho e, por isso, é importante realizar exames durante a gravidez.

Redação Portal Ouro Negro

0
0
Atualizado: 26/07/2013 07:59

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.