As equipes masculinas capixabas estão dando um show nas Olimpíadas Escolares 2012, nas competições voltadas para estudantes de 12 a 14 anos. O basquete ganhou do Rio Grande do Norte com o placar de 70×30 e garantiu vaga na semifinal, neste sábado (14), contra o Rio de Janeiro. O handebol masculino também venceu com vantagem o Pará, com o placar de 31×19, e se classificou para a semifinal contra o São Paulo.
Por pouco as meninas do basquete também não entraram na semifinal. As capixabas perderam por apenas um ponto do Ceará, com o placar de 31×30.
Boa notícia para os atletas capixabas de voleibol
A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) selecionará 18 meninas, 18 meninos e 18 técnicos medalhistas nas três divisões dos torneios de vôlei das Olimpíadas Escolares. O objetivo é formar a primeira seleção brasileira escolar da categoria, entre 12 e 14 anos. Se os capixabas estiverem entre os escolhidos, eles irão passar uma semana do mês de dezembro no Centro de Treinamento de Saquarema da CBV, no Rio de Janeiro.
Particularidades da competição
O vôlei, por exemplo, não terá a função do líbero e as redes têm uma altura um pouco inferior à categoria adulta. No feminino, em vez de 2,24m, a rede é colocada a 2,20m do chão. E no masculino 2,35m (no adulto a altura é de 2,43m).
O tempo de jogo também é inferior à categoria adulta. No basquete, os jogos terão quatro quartos de oito minutos cada, no futsal serão quatro quartos de sete minutos e 30 segundos cada e no handebol quatro quartos de dez minutos. Os jogos de vôlei, por sua vez, acontecerão em melhor de três sets na fase classificatória e melhor de cinco sets nas fases semifinal e final.
Redação Portal Ouro Negro