No portal da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) a página Testemunha Virtual permite que a população poste vídeos de flagrantes de criminosos. As imagens são captados por câmeras de vídeo monitoramento, telefones celulares, tablets e câmeras digitais e qualquer pessoa pode enviá-las para a Secretaria e ajudar a polícia a localizar os autores dos delitos.
“Os vídeos disponíveis no site Testemunha Virtual podem ajudam a polícia a identificar os autores de crimes. Além disso, quem assiste ao vídeo e reconhece o autor daquele delito pode ligar para o Disque-Denúncia 181 para passar informações. Isso aumenta a chance de localizar esses criminosos”, disse diz Luiz Dalvi, superintendente da ONG Espírito Santo Unido Contra o Crime, do Disque-Denúncia (181).
No mês de outubro, três novos vídeos de crimes cometidos em estabelecimentos comerciais de municípios capixabas já foram postados. Atualmente, o site disponibiliza 360 vídeos de crimes. O mais recente foi um roubo cometido no dia 15 deste mês por um homem armado e mais dois comparsas em Ibiraçu. Os criminosos levaram dinheiro do caixa de uma farmácia, além de diversos produtos da loja.
No dia 5, um arrombamento cometido por um homem foi flagrado por câmeras de vídeo de um estabelecimento localizado no Bairro Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha. O autor do furto usava uma mochila para levar produtos do local. Já no dia primeiro, dois homens anunciam um assalto à operadora de caixa de uma loja em Muquiçaba, Guarapari. Eles levaram dinheiro do estabelecimento.
Como enviar vídeos de crimes
Qualquer pessoa que tenha vídeos de ações criminosas, com imagens captadas por câmeras de estabelecimentos comerciais, telefones celulares, tablets e câmeras digitais, podem postar o vídeo no site www.testemunhavirtual.sesp.es.gov.br. Basta preencher as informações no link “enviar vídeo”. O portal também disponibiliza fotos de foragidos da Justiça.
Redação Portal Ouro Negro