Ele esteve na capital federal para apresentar projetos que contemplam a ligação de portos capixabas por meio da ferrovia que vai ligar Vila Velha ao Rio de Janeiro.
Caso seja aprovada, o Estado terá muitos benefícios, como geração de empregos e renda para as regiões em torno aos terminais.
As propostas foram apresentadas durante reunião com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A ideia é pleitear a construção de ramais do Porto Norte Capixaba (Manabi), em Linhares, e do Porto Central, em Presidente Kennedy, até a estrada de ferro.
A implantação da Ferrovia EF-118, que cortará o Espírito Santo e terá ligação com o Estado do Rio de Janeiro, foi anunciada durante o lançamento do Programa de Desenvolvimento Sustentável (Proedes) – Integração Logística e faz parte das articulações do Governo do Estado.
O investimento estadual é da ordem de R$ 3 bilhões para estimular o desenvolvimento de forma igualitária em todas as regiões capixabas.
Quanto às ferrovias, a maior parte dos recursos será destinada por meio do Governo Federal e da iniciativa privada, mas o Estado participa ativamente dos grupos técnicos que vão definir seus traçados. Além disso, tem condições de pleitear alterações e sugerir mudanças nos projetos.
“Esta medida é importante e interessa a todos. Os portos já têm projetos finalizados, hoje aguardam o licenciamento ambiental e logo serão implantados. Os ramais que estamos sugerindo vão movimentar a economia nas cidades e gerar vagas de emprego”, disse o subsecretário.
Fonte: FolhaVitória.com.br