Uma pesquisa inédita realizada pelo DataSenado em parceria com a FSB Holding revelou que o Espírito Santo ocupa a quinta posição no ranking dos estados brasileiros com maior registro de golpes digitais. O levantamento, que ouviu mais de 21 mil pessoas em todas as unidades da federação entre os dias 5 e 28 de junho, aponta que 26% dos capixabas admitiram ter perdido dinheiro em crimes cibernéticos nos últimos 12 meses.
De acordo com os dados, um em cada quatro brasileiros foi vítima de golpes digitais, sendo que São Paulo lidera o ranking com 30% das ocorrências. Na sequência, aparecem os estado de Mato Grosso (28%), Distrito Federal, Roraima (27%) e Espírito Santo, com 26% de incidência.
Na outra ponta do levantamento, Sergipe (19%), Piauí (18%) e Ceará (17%) foram os estados com menor incidência de golpes digitais.
Os golpes mais frequentes apontados pela pesquisa incluem clonagem de cartão, fraudes pela internet e invasão de contas bancárias. O estudo também revela que 51% das vítimas possuem renda familiar de até dois salários mínimos, enquanto 35% têm renda de dois a seis salários. Apenas 14% das vítimas recebem mais de seis salários mínimos. Entre os entrevistados, a faixa etária com maior vulnerabilidade é a de 16 a 29 anos, representando 27% do total de vítimas.
A pesquisa ressalta ainda que a perda financeira ocasionada por esses golpes afeta principalmente a população de menor renda.
O levantamento tem nível de confiança de 95%, com uma margem de erro média de 1,22 ponto percentual.