geral

Espírito Santo é recomendado por 98,9% dos turistas

18 abr 2024 - 16:48

Redação Em Dia ES

Share
Boletim mostrou o perfil dos visitantes em dois momentos importantes para o turismo no Brasil: o verão e o carnaval
Espírito Santo é recomendado por 98,9% dos turistas. Foto: Carlos Palito/Getty Images

O Espírito Santo está bem na foto com os turistas que visitam as terras capixabas. De acordo com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), 98,9% dos visitantes recomendam conhecer o Estado.

A apresentação do perfil dos turistas, referente ao quarto trimestre de 2023, foi realizada na manhã desta quinta-feira (18), durante coletiva do IJSN, com a participação do secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, Rafael Granvilla, da equipe de turismo e Maria Aparecida Javarini, coordenadora de Extensão da Universidade de Vila Velha (UVV).

O boletim mostrou o perfil dos visitantes em dois momentos importantes para o turismo no Brasil: o verão e o carnaval. O período carnavalesco se refere à data nacional, comemorada em todo Brasil.

O perfil socioeconômico contém informações sobre idade, escolaridade, renda familiar e estado civil. De acordo com a pesquisa, o verão capixaba atrai muitas pessoas na faixa etária de 40 a 49 nos, ou 29,7% do total. Destes, 41,1% tem ensino superior completo. O estudo também mostra que 34,4% recebe de dois a cinco salários mínimos, e 60,4% dessas pessoas são casadas.

No carnaval, o perfil sofre alterações. Os foliões que curtem a folia capixaba estão entre 30 a 39 anos (25,6%), têm ensino médio completo (39,8%) e ensino superior (39,1%). A renda familiar é a mesma, entre dois a cinco salários mínimos para 38,5% e casados são 52,3%.

Turismo de lazer
O motivo da viagem de 83% de entrevistados foi o lazer. E as belezas naturais capixabas são o principal atrativo para 51,2% dos turistas.

As principais fontes de informação usadas para pesquisar o Espírito Santo foram as redes sociais (12,3%). Entre os visitantes, 49,1% já conheciam o Estado.

O fato de estar na Região Sudeste ajudou o turista da região a escolher o Espírito Santo. Cerca de 47,8% dos turistas deixou para a última semana os preparativos para a viagem, já que é um estado próximo e com custo menor para viajar.

O gasto médio diário individual para o verão ficou no valor de R$152,41. Para o carnaval esse valor subiu para R$220,33. O tempo médio de permanência para o verão é de oito dias, enquanto no carnaval, sete dias. O número de pessoas incluídas nos gastos é de 3,76 no verão e 3,37 no carnaval, muito por causa do perfil dos turistas que vêm ao Estado, casados e com 30 anos ou mais.

O carnaval começa no ES
O Espírito Santo é conhecido por ser um estado diversificado, onde é possível começar o dia caminhando na praia, almoçar nas montanhas e ter uma noite entre esses dois lugares, tomando um vinho ou aproveitando a noite nos parques, bares etc.

Para continuar acolhendo turistas de dentro e fora do Estado, os itens segurança pública, limpeza pública, sinalização turística, serviços de taxi ou aplicativos, hospitalidade/receptividade do capixaba, gastronomia local, programação do carnaval foram avaliados e a gastronomia foi o que mais se destacou nos períodos avaliados.

O secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, disse que o capixaba está mostrando que a fama de “pouco receptivo” não é verdadeira.

“Nós temos muito potencial, os números mostram isso. Estamos melhorando o nosso estado, desde a base, quando formamos bons profissionais na área de alimentação, que são pessoas que sabem servir, atender e vender o produto onde trabalham. Uma prova do que estou dizendo é que um site holandês apontou o estado do Espírito Santo como o mais hospitaleiro, caindo por terra a fama que temos de não sermos receptivos”, afirmou.

Emprego
O setor do turismo gerou emprego para muitas pessoas. No quarto trimestre do ano de 2023, o Espírito Santo cresceu 9,5% na taxa de ocupação, ficando acima da taxa nacional, que foi de 9,2%, e abaixo da taxa da região sudeste, com 10,4%.

Esse crescimento levou o Espírito Santo para o 7º lugar no ranking de ocupados do Brasil, fruto do desenvolvimento do turismo em todos os municípios.

De acordo com o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira, essa média é muito significativa.

“Estamos atrás de cidades mundialmente conhecidas como o Rio de Janeiro, São Paulo, e do Amazonas. Por outro lado, estamos a frente de lugares riquíssimos em história, como Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por exemplo, que são territórios com belezas naturais, e locais que contam a história do Brasil”, explicou.

0
0

Atualizado 19 abr 2024 - 10:11

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.