geral

Especialistas apontam crescimento de demanda no setor de engenharia química

06 mar 2013 - 07:00

Redação Em Dia ES

Share

Por exemplo, somente em Linhares (ES), a construção de um complexo gás-químico deve gerar em torno de oito mil oportunidades de emprego. Quando a estação estiver pronta, com previsão de término em 2014, a expectativa gerar entre 500 e 800 empregos com a produção de fertilizantes nitrogenados (uréia e amônia), metanol, ácido acético e melamina.

Por atuar em todas as etapas de produção desta indústria, os engenheiros químicos são bastante solicitados. O profissional que atua no setor precisa ter conhecimentos em administração e logística, bem como geologia. “O engenheiro ainda deve entender o comportamento da matéria prima para desenvolver novas metodologias de extração e produção”, explica o coordenador do curso de Engenharia Química da Faculdade Pitágoras de Linhares, Ednaldo Miranda de Oliveira, que avalia a construção do complexo gás-químico como um leque de oportunidades para diversos profissionais.

A construção de um complexo ainda pode atrair a instalação de outras empresas na cadeia de fertilizantes, ligadas ao setor agrícola e na cadeia de produtos químicos, assim como empresas fornecedoras de serviços de manutenção de equipamentos e locação de máquinas. As novas instituições geram desenvolvimento econômico e mais empregos, inclusive para engenheiros químicos, que podem atuar na transformação da forma química ou física da matéria nas várias etapas dos processos industriais, seja no controle de operações, no projeto dos equipamentos ou no acompanhamento da produção.

Além de tais setores, o engenheiro químico ainda possui uma gama enorme de possibilidades de atuação como a área de biocombustíveis, celulose e o setor alimentício. O especialista de Linhares enfatiza que o profissional pode trabalhar no sistema de tratamento de gases ou de líquidos de uma indústria de fertilizantes, desenvolver um projeto de uma indústria de celulose ou também supervisionar a operação de máquinas em uma fábrica de tintas, por exemplo.

O interessado em seguir esta carreira deve ter uma boa afinidade com a disciplina de Química. “A graduação possui uma grande carga nas disciplinas exatas”, afirma o coordenador. O curso possui duração mínima de cinco anos de acordo com uma resolução do Conselho Nacional de Educação. “Inglês fluente e domínio de ferramentas de programação também são novas exigências do setor. O profissional precisa entender de linguagem de programação para ajudar no desenvolvimento de softwares específicos para a área”, finaliza Ednaldo.

Redação Portal Ouro Negro

0
0
Atualizado: 06/03/2013 07:00

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.