O espaço destinado aos estudantes do município e região contará com a participação de diversas escolas que apresentarão os mais diferentes temas relacionados ao universo rural.
No pavilhão, os alunos do ensino infantil, fundamental, médio e educação especial trabalharão temas da vida rural, nos aspectos econômicos, sociais e culturais. A Feira Escolar foi discutida e planejada junto aos representantes de escolas municipais, estaduais e particulares de Linhares e da região norte do Estado.
A coordenadora do programa Mais Educação da escola CID Adalberto dos Reis, Ana Paula Ambrosini, destacou a importância da realização da feira. O tema escolhido pela escola foi ‘Abelha – Doce Mel’. “É muito interessante a divisão dos temas. Cada escola irá se aprofundar num assunto e dentro da feira o conhecimento será compartilhado. Os estudantes conhecerão sobre o setor agropecuário que é tão importante para a região”, frisou.
Ana Paula explicou também como o tema será trabalhado com os alunos. “Fizemos uma parceria com o Incaper, que vai realizar uma palestra sobre o mel para os estudantes. A partir daí, junto com o Programa mais Educação, serão definidas as oficinas que vão ser apresentadas na feira”. A coordenadora informou que os alunos terão ainda um dia de campo para conhecer como é a produção na prática.
O coordenador pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Sérgio Lopes, disse que a participação dos alunos possibilitará um grande aprendizado. “Os estudantes estarão diante da realidade do município que é a agricultura, a pecuária, a fruticultura, dentre outras cadeias produtivas. Hoje, as palavras de ordem são sustentabilidade e empreendedorismo e durante a Exposição Agropecuária, os alunos terão a oportunidade de vivenciar todas as etapas de uma negociação entre os empresários e compreender melhor o que é explicado na sala de aula”, concluiu Sérgio.
A GranExpoNorte e o Brasil PapayaFest têm a promoção do Governo do Espírito Santo, através da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, da Prefeitura de Linhares e da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo; a realização do Sindicato Rural de Linhares e da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex); e a organização da GranExpoES. O evento será realizado, no Parque de Exposição de Linhares, entre os dias 16 e 19 de maio.
Confira as escolas e os temas:
CAEE Pestalozzi – Derivados do Leite.
EMEF Marília de Resende – A cadeia produtiva do Cacau e Criança deve comer chocolate?
EMEF Jerônimo Monteiro – A cadeia produtiva da Fruta.
EMEF Profª Mª Apar.Lavagnoli – Cultura Rural.
CE Projetar – Conheça o Café e Fruta Saúde.
EEEFM Profª Antonieta Banhos – Destinação de resíduos da Agricultura.
Darwin Linhares – A história do Mamão: Economia Verde.
Educação Infantil (todos os CEIMs) – Temas enfocando a educação ambiental no agronegócio.
Baixo Quartel – A cadeia produtiva da Tilápia.
CID Adalberto dos Reis – Abelha – Doce Mel.
EEEFM Polivante I – Mamão, delícia que faz bem.
Redação Portal Ouro Negro