geral

Escola de Linhares inicia projeto para despertar a importância da preservação ambiental

19 jun 2021 - 08:30

Redação Em Dia ES

Share
A exposição terá animais nativos feitos em fibra que são chamados de “Coleção Vidas da Mata Atlântica”
O Ceim Olga Bortot Molina, no bairro Canivete, em Linhares Norte, do Espírito Santo, em parceria com a Reserva Natural Vale, darão início ao projeto institucional “Bichos de perto, bichos de longe, onde habitam?”. Na primeira etapa, que acontece nesta sexta-feira (18/6) e segunda-feira (21/06), haverá uma exposição de animais nativos feitos em fibra que são chamados de “Coleção Vidas da Mata Atlântica”.
 
A diretora da escola, Eliana Wagner Moreira, explicou que serão expostos animais como onça-pintada, jiboia, tatu-canastra e tamanduá-mirim. Por meio da exposição e exibição de vídeos educativos e de animais silvestres, a equipe de Educação Ambiental da Reserva Natural Vale, vai abordar assuntos como alimentação, características dos animais e onde eles vivem.
 
“Nesse projeto vamos trabalhar o meio ambiente possibilitando que as crianças conheçam sobre os animais que estão cada vez mais longe do homem, por estarem ameaçados de extinção. O foco é despertar o desejo de preservação das espécies, o cuidado com o meio ambiente e entender a importância dos animais para a continuação da floresta”, explicou a diretora.
 
O projeto será dividido em três etapas. A segunda corresponde a doação de mudas, sendo a maior parte delas plantas frutíferas, que serão distribuídas aos alunos para que se faça o plantio e cultivo em casa, com a família. Nesse momento, as crianças vão conhecer sobre os tipos de plantas e os benefícios que trazem além da sombra e do fruto.
 
A terceira e última etapa do projeto, que se estenderá até dezembro, consiste na construção de uma horta na escola com orientação da Reserva Natural Vale, utilizando materiais reutilizáveis. A proposta da horta é trabalhar quais plantas são comestíveis e a importância de cada uma na alimentação. 
 
A secretária Municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, pontuou a importância de desenvolver projetos como este nas escolas. “Esses projetos são importantes para despertar na criança a consciência sobre a preservação ambiental e a necessidade de manter o cuidado como uma cultura. Que essa questão se estenda até às famílias e seja incorporada pela criança como algo de valor para vida futura”, destacou a secretária.
 
O projeto “Bichos de perto, bichos de longe, onde habitam?” envolverá todos os alunos, incluindo os que estão estudando de casa, de forma remota, que terão acesso a vídeos, histórias e jogos com animais.
0
0
Atualizado: 19/06/2021 08:30

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.