Em coletiva realizada nesta quinta-feira (19), as Secretarias de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e de Turismo (Setur) detalharam o planejamento da Operação Verão 2024/2025, que ocorrerá de 26 de dezembro de 2024 a 9 de fevereiro de 2025. A operação, que integra diferentes órgãos estaduais, municipais e federais, tem como objetivo principal garantir a ordem pública e a segurança nas áreas de maior concentração populacional, com ênfase nas regiões litorâneas e pontos turísticos do Espírito Santo.
De acordo com o planejamento, cerca de 650 agentes de segurança serão empenhados diariamente em 26 municípios do Estado.
“O objetivo é sempre garantir maior segurança diante do grande fluxo de pessoas que recebemos, principalmente turistas. Todas as nossas forças estaduais, municipais e federais se uniram para oferecer uma estrutura capaz de atender tanto os capixabas quanto os visitantes”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno.
A atuação da Polícia Militar contará com mais de 500 policiais adicionais por dia, além do efetivo normal. As ações incluem bloqueios, cercos táticos, fiscalização de trânsito e monitoramento por drones.
“Essas medidas vão aumentar a sensação de segurança e garantir que eventos e atividades ocorram de forma tranquila”, detalhou Damasceno.
O Corpo de Bombeiros atuará com ações como patrulhamento marítimo, coordenação de guarda-vidas municipais e fiscalização de eventos. Devido ao histórico de chuvas no verão, a corporação estará pronta para mobilizações emergenciais
“Nossa meta é garantir a segurança de banhistas e frequentadores dos balneários, além de prevenir situações de risco em eventos”, afirmou um representante da corporação.
A Polícia Civil reforçará os plantões nas Delegacias Regionais e nos municípios de maior fluxo turístico, como Conceição da Barra, Fundão, Jacaraípe e Piúma. As unidades especializadas também estarão mobilizadas para a realização de operações policiais. A Polícia Científica manterá equipes de prontidão para demandas extraordinárias.
A Capitania dos Portos atuará na Operação Navegue Seguro, com cerca de 150 militares reforçando a segurança da navegação. “A segurança nas águas é essencial, e a utilização do aplicativo NavSeg é uma ferramenta importante para emergências”, explicou o capitão de Corveta Daniel da Silva Velho.
A Setur irá coordenar ações de apoio ao turismo e fomentar a economia local. “Pesquisas apontam que 86% dos turistas destacam o Espírito Santo como um destino seguro. Trabalhamos para consolidar essa percepção e movimentar nossa economia”, afirmou o secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos.