geral

ES recebe centros de distribuição de grandes marcas e passa a ser a bola da vez na logística

10 set 2021 - 08:30

Redação Em Dia ES

Share
Leis de incentivos fiscais, ambiente nota A e posicionamento do ES diante do mercado consumidor têm atraído grandes empresas
Nos últimos anos, o Espírito Santo tem anunciado com frequência a chegada de grandes marcas, com instalação de centros de distribuição dos produtos, principalmente na Grande Vitória.

As últimas empresas a anunciarem investimento no estado foram a Madeira Madeira, a Whirlpool (das marcas Brastemp e Consul), Sega (que opera a Sephora), a BRF (das marcas Sadia, Perdigão e Qualy) e também a marca de calçados Usaflex. Mas o que tem feito as grandes empresas instalarem seus centros de distribuição na Grande Vitória?

Entre os fatores apontados para a chegada de novas empresas estão os incentivos fiscais como o Compete-ES, o ambiente nota A do Tesouro Nacional do Estado e a vocação para a logística, apontou Gabriel Martins Feitosa, subsecretário de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais da Secretaria de Estado de Inovação e Tecnologia (Sectides). Atualmente, mais de 2 mil empresas são beneficiárias do Compete, programa de incentivo fiscal.

“O Espírito Santo tem ambiente de negócios favorável. Ser nota A traz segurança jurídica e o retorno sobre investimento inclui o custo logístico do Espírito Santo como incentivos fiscais. O Compete é muito robusto e um dos mais competitivos do país, com crédito de 90% do ICMS das operações que estão aqui. Dos 12% de ICMS são recolhidos 1,1%”, explica o subsecretário.

Para o executivo da TX Negócios Sandro Marcio Viturini, o Espírito Santo sempre foi um estado muito tradicional, por isso durante muito tempo os empresários seguraram o momento para edificar. A aposta na construção de armazéns para receber grandes empresas principalmente na Grande Vitória ocorreu depois da concessão de benefícios fiscais. E as estruturas agradáveis e modernas dos galpões também atraíram as empresas.

“O investidor capixaba construiu, acreditou, realizou e agora grandes fundos imobiliários comprando ativos dos empresários. O ES está no olhar de grandes fundos imobiliários”, conta.

ES está a 1 km de 75% do mercado do Brasil
O posicionamento geográfico do Espírito Santo é outro fator que contribui para esse movimento. Sandro explica que o Espírito Santo está a mil quilômetros de 75% do mercado consumidor do Brasil. Assim, uma empresa consegue atender em até três dias o cliente.

“Com a pandemia, houve nova reestruturação da logística no Brasil. O cliente ficou dentro de casa e quando um computador estragava, por exemplo, não podia esperar mais de 2 dias. As grandes empresas de ecommerce viram que não adianta ter um CD gigante em São Paulo e Nordeste e não conseguir atender o cliente em dois dias. Assim, fracionaram os centros de distribuição e criaram nova logística pensando nas melhores cidades para atingir em até dois dias. Por isso, o Espírito Santo é a bola da vez”, frisa.

Como fica o futuro e benefícios para o morador do ES
E para os moradores do Espírito Santo? Quais são os benefícios de grandes empresas instalarem seus centros de distribuição na Grande Vitória? Para Sandro Viturini, ainda há espaço para aumentar em três vezes o número de CDs nos próximos 3 a 4 anos.

Isso vai favorecer a velocidade de chegada dos produtos comprados pela internet. “É uma realidade que vai crescer, parte do mercado de rua vai acabar. As pessoas vão poder comprar desde remédio, cerveja, carne, sapato e eletrodoméstico e vai chegar em duas horas na casa dele”, estima.

Algumas marcas com operações e CDs no Espírito Santo
• Magalu
• Mercado Pago
• MadeiraMadeira
• Whirlpool (Consul e Brastemp)
• Usaflex
• Arezzo (com também as marcas Ana Capri, Schutz, Vans e Reserva)
• Sega (possível CD da Sephora)
• Picaddily
• By NV, da Naty vozza
• Kabum
• B2W (Americanas e Submarino)
• Hershey
• Bayer
• Sallve
0
0
Atualizado: 10/09/2021 08:30

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.