O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu, na manhã desta terça-feira (14), dois alertas de chuvas intensas para o Espírito Santo, válidos até a manhã de quarta-feira (15). O aviso de maior gravidade, classificado como “Perigo”, abrange 37 municípios e aponta para a possibilidade de chuva entre 50 e 100 mm/dia e ventos intensos, de 60 a 100 km/h. Para as demais cidades capixabas, vigora um alerta de “Perigo Potencial”, com previsão de volumes de chuva e ventos de menor intensidade.
Alerta de perigo
O aviso de “Perigo” teve início às 9h desta terça-feira (14) e se estende até as 10h de quarta-feira (15). Segundo o INMET, o volume de chuva pode variar entre 30 e 60 mm por hora ou acumular entre 50 e 100 mm ao longo do dia.
Os riscos potenciais associados a estas condições incluem cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. As autoridades recomendam que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores nem estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. A orientação é que, se possível, aparelhos elétricos e o quadro geral de energia sejam desligados.
Abaixo, a lista dos 37 municípios sob alerta de “Perigo”:
Afonso Cláudio
Alegre
Alfredo Chaves
Anchieta
Apiacá
Atílio Vivacqua
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Castelo
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itapemirim
Iúna
Jerônimo Monteiro
Marataízes
Marechal Floriano
Mimoso do Sul
Muniz Freire
Muqui
Piúma
Presidente Kennedy
Rio Novo do Sul
Santa Maria de Jetibá
São José do Calçado
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Velha
Alerta de perigo potencial
Para todas as cidades do estado, incluindo as que não estão na lista anterior, o INMET publicou um segundo aviso, de “Perigo Potencial”. Este alerta, que começou às 9h20 de terça-feira (14) e também termina às 10h de quarta-feira (15), prevê volumes de chuva menores, entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm no acumulado do dia.
Os ventos podem variar entre 40 e 60 km/h. Conforme o instituto, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. As instruções incluem não se abrigar debaixo de árvores e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as chuvas.
Em caso de emergência ou para obter mais informações, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.