O Espírito Santo está sob risco moderado de alagamentos nesta terça-feira (17), conforme alerta emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). O risco de transtornos é decorrente da atuação de uma frente fria que afeta toda a Região Sudeste, com especial intensidade no estado capixaba, no Rio de Janeiro e nas áreas do Leste de Minas Gerais.
Segundo informações do Climatempo, a frente fria intensifica as condições de chuva em várias localidades do Espírito Santo, além de provocar ventos fortes, com intensidade variando entre 40 km/h e 50 km/h. O alerta é mais grave nas regiões oeste do Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro e Minas Gerais, que estão sob risco de temporais com possíveis transtornos. Nas demais áreas do estado e no sul de Minas Gerais, espera-se chuva moderada a forte, podendo ser acompanhada de trovoadas.
A previsão para os próximos dias indica que as condições de instabilidade não irão cessar, com a continuidade da atuação da frente fria até sexta-feira (20). De acordo com o Climatempo, o sistema continuará canalizando umidade da faixa norte do Brasil, o que pode resultar em volumes expressivos de chuva. As áreas do Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais têm previsão de acumular até 80 mm de precipitação, com registros pontuais que podem ultrapassar 100 mm.
O CEMADEN também destaca que, com o solo já saturado em várias regiões, as chuvas podem agravar a situação e aumentar o risco de transtornos urbanos, além de danificar a infraestrutura local. A frente fria, que tem maior impacto no Rio de Janeiro e Espírito Santo, também deverá causar ventos de até 70 km/h, o que eleva ainda mais o alerta para riscos adicionais.
No litoral norte do Espírito Santo, o alerta para temporais não é tão grave, com chuvas mais moderadas previstas. No entanto, é aconselhável que os moradores de outras regiões do estado estejam preparados para o impacto das condições climáticas adversas.