Prepare a garrafinha de água e o protetor solar porque o clima vai esquentar – ainda mais. A onda de calor presente no Brasil vai aumentar as temperaturas em todo o estado. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a máxima pode chegar a 39ºC no próximo domingo (24) nas áreas mais baixas da região Sul do Espírito Santo, nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Alegre, Jeronimo Monteiro.
De acordo com a Coordenação de Meteorologia do Incaper, as ondas de calor são impulsionadas principalmente por condições prolongadas de tempo seco, com aumento da insolação resultantes de ventos seco que descem da alta atmosfera em direção ao solo, pois quando a pressão atmosférica aumenta entre o nível médio da atmosfera e a superfície, inibindo a formação de nuvens, provocam também, aumento na temperatura das massas de ar.
“Ao longo da semana, devido a persistência de um sistema de alta pressão, que deixa o tempo seco e com poucas nuvens sobre a região Sudeste do Brasil, devem influenciar no aumento significativo de temperatura e baixa umidade relativa do ar, potencialmente perigoso, podendo causar impactos significativos na saúde humana, na agricultura”, explicou o Incaper. Durante esta semana, os termômetros chegam a marcar:
A partir de sexta-feira (22), o tempo deve ficar mais quente, estendendo-se o calor pelo final de semana no Espírito Santo com temperaturas que podem atingir os 39°C no domingo (24), nas áreas mais baixas da região Sul do Espírito Santo, como Cachoeiro de Itapemirim, Alegre, Jeronimo Monteiro.
Na região Norte do estado, as máxima temperaturas no domingo deve atingir os 36°C, na região Noroeste, em Marilândia, Colatina e Nova Venécia, máxima prevista de 36°C no domingo, e na Grande Vitória, a máxima previsão podem chegar aos 35°C.