geral

ES: Detran implanta novo modelo de leilão de veículos sucateados

06 ago 2013 - 08:01

Redação Em Dia ES

Share

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) publicou no Diário Oficial, no dia 02 de agosto, os novos procedimentos para a compra de veículos sucateados leiloados pelo órgão.

O objetivo das novas regras é contribuir para a preservação ambiental e evitar que veículos sem condições de circulação sejam destinados de forma incorreta.

Para arrematar os próximos lotes de veículos, ofertados em leilões realizados pelo Detran|ES, as empresas terão de se comprometer a realizar os seguintes procedimentos: descontaminação, prensagem ou descaracterização, trituração e reciclagem dos materiais presentes nos automóveis. Para isso, elas deverão ser qualificadas e possuir todas as licenças que garantem a capacidade técnica para realização dos serviços.

O Espírito Santo é o terceiro Estado do País a utilizar o novo modelo, denominado leilão ecológico. Ele foi adotado visando à preservação do meio ambiente, uma vez que alguns compradores estavam descartando as latarias pelas ruas da cidade, favorecendo assim a proliferação de mosquitos e ratos e a possibilidade de contato dos materiais poluentes (gasolina, óleo, bateria etc.) com o solo ou as redes pluviais e fluviais.

“No modelo anterior de leilão, em sua maioria, os compradores eram donos de ferros-velhos e oficinas mecânicas. Muitos deles retiravam o que queriam do veículo e depois abandonavam o resto do material nas ruas. O novo modelo vem para acabar com essa prática, pois é exigido da empresa o descarte correto. Além disso, ele evitará que veículos leiloados como sucata voltem para as ruas sem condições de circulação, ou sejam utilizados em atividades criminosas”, ressalta o diretor Geral do Detran|ES, Carlos Lopes.

Redação Linhares Em Dia

0
0
Atualizado: 06/08/2013 08:01

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.