São esperadas chuvas intensas com volumes que podem oscilar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia
Pelo menos 27 cidades do Espírito Santo começam a semana com alerta para chuva forte, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso segue em vigência até o final da manhã desta segunda-feira (22).
O alerta publicado pelo Inmet avisa que as cidades, destacadas no amarelo do mapa, podem ter chuva “entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h)”. Mesmo assim, como consequências, é baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Já o Incaper informa que esta segunda-feira será de muitas nuvens e algumas aberturas de sol, em todo o Espírito Santo. “Chove em alguns momentos do dia, pelo litoral capixaba, Norte e Noroeste do Estado. Na porção sul e serrana, chove fraco, a partir da tarde”, publicou o instituto.
Veja a lista de cidades com alerta:
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alto Rio Novo
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Colatina
Conceição da Barra
Ecoporanga
Governador Lindenberg
Jaguaré
Linhares
Mantenópolis
Marilândia
Montanha
Mucurici
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Ponto Belo
Rio Bananal
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São Mateus
Sooretama
Vila Pavão
Vila Valério
Chuva no ES
Diante de tanta chuva nos meses de outubro e novembro no Espírito Santo, a população têm temido que a situação catastrófica de dezembro de 2013 volte a se repetir. Em outubro, o estado registrou a marca de 397,5mm de chuva, o segundo maior acumulado registrado desde 1992 para o mês, e quase o triplo da média climatológica.
O Climatempo ressalta que o mês de novembro não vai ser diferente. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou um acumulado de chuva em Vitória de 230mm. Ainda na capital, a média climatológica gira em torno de 219mm.
Por isso, com a chegada do verão, estação onde normalmente são registrados os maiores acumulados de chuva no Sudeste, vem a preocupação que se repita o cenário de 2013. Na época, Vitória registrou um acumulado de 700mm de chuva, mais de 61 mil pessoas ficaram desabrigadas e 23 pessoas morreram.
A meteorologista do Climatempo Ângela Ruiz afirma que a expectativa ainda é de chuva acima da média no território capixabas, devido á temperatura da superfície do mar prórimo à costa mais alta, responsável pelo avanço mais lento das frentes frias e, consequentemente, pelo fluxo de umidade mais direcionado ao estado. No entanto, a chuva não deve se comparar ao ocorrido em 2013, uma vez que os modelos meteorológicos indicam volumes variando entre 300 e 400mm em todo o Espírito Santo.
Mesmo assim, devido às chuvas frequentes e volumosas das últimas semanas e as previstas para dezembro, todo cuidado é pouco em áreas de risco. O solo encharcado e os níveis dos rios elevados deixam as cidades em alerta para transtornos, como alagamentos, deslizamentos de terra, enxurradas e transbordamento de rios e córregos.
A meteorologista alerta ainda que a primeira semana de dezembro será com chuva mais frequente, no entanto, os maiores acumulados são previstos para a segunda quinzena, entre a semana do Natal e Ano Novo.