Segundo a equipe, não houve a devida colaboração da atual administração da Prefeitura de Linhares para o processo de transição. Mais de 60% das informações solicitadas ao longo dos meses de outubro a novembro à atual administração não foram enviadas.
Com relação à Saúde, há um cenário crítico que envolve falta de medicamentos e de material de consumo. Além disso, há indícios de graves problemas na estrutura física do Hospital Geral de Linhares (HGL) e da Unidade Sanitária de Especialidades do bairro Araçá (US3).
Mesmo diante desse quadro de ausência de informações, a equipe de transição traçou um cenário para o início de governo da Administração 2013-2016, tendo por base os dados disponibilizados e simulações de queda de arrecadação produzidas pelo Governo do Estado:
1 – Já em 2012 a arrecadação da Prefeitura de Linhares ficará abaixo do estimado para o ano;
2 – Em 2013 a arrecadação pode ser ainda menor, em função das perdas de receita relacionadas às mudanças do sistema FUNDAP;
3 – Num quadro como este, a atual administração deveria ter iniciado, já por volta do mês de setembro de 2012, um esforço de contenção de despesas com custeio e despesas com pessoal. O que se observou nos meses de novembro e dezembro de 2012 foi exatamente o contrário: a atual administração publicou decretos convocando mais de 160 servidores concursados, o que contribui para aumentar ainda mais as despesas;
4 – Além disso, a atual administração certamente deixará para a próxima uma série de obras inacabadas, que comprometerão a capacidade de investimento do município, para serem concluídas (a relação de obras inacabadas foi solicitada pela equipe de transição, mas a informação não foi disponibilizada).
Diante desse cenário, a principal prioridade da administração 2013-2016, nos três primeiros meses de governo será reequilibrar as contas da prefeitura. Para isso, algumas medidas já estão previstas para o primeiro mês do ano:
a) Alocação adequada do efetivo de pessoal;
b) Implantação Programa Mais Com Menos, para redução de despesas com energia elétrica, água, telefone, etc.;
c) Revisão dos contratos com prestadores de serviços;
d) Revisão do contrato de telefonia celular;
e) Revisão dos contratos de aluguel de copiadoras, veículos, etc.;
f) Aperfeiçoamento dos sistemas de controle sobre o uso de equipamentos e materiais de consumo principalmente na área de saúde.
Redação Portal Ouro Negro