Em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (26), no Palácio Anchieta, em Vitória, o governador Renato Casagrande e o secretário de Estado da Justiça, Luiz Carlos Cruz, prestaram o reconhecimento a 77 empresas e instituições que contribuem para a reinserção de detentos e egressos do sistema prisional no mercado de trabalho através do Selo Social “Ressocialização pelo Trabalho”.
Leia também >> Protesto de moradores na rodovia de acesso a Pontal do Ipiranga, litoral de Linhares
As entidades são parceiras do Governo do Estado na profissionalização e na ressocialização através do trabalho e da renda. Também participaram da solenidade representantes do Governo do Estado, do Ministério Público, do Poder Legislativo, do Poder Judiciário e empresários de diversos setores do Espírito Santo.
Casagrande destacou o conjunto de medidas para ressocialização, as quais somam-se o Decreto do setor laboral, que dispõe sobre a celebração de parcerias com entidades privadas para o desenvolvimento de atividade laboral aos presos do sistema prisional do Espírito Santo e cria o setor laboral nas unidades prisionais do Estado, além do Fundo Rotativo, que irá contribuir com investimentos para o sistema penitenciário.
Leia também >> Campanha para adotar uma cartinha nos Correios termina nesta semana
“Essa é uma possibilidade de o Estado ser sustentável nas unidades prisionais. Todos os meses nos reunimos para discutir o programa Estado Presente em Defesa da Vida. Enquanto temos apresentação de que se prendeu tantas pessoas, o secretário de Estado da Justiça, Luiz Carlos Cruz, mostra os números do sistema prisional. É um dilema que vivemos e como fazer esse equilíbrio? A polícia tem que prender quem comete crime, principalmente crimes contra a vida. Quem atenta contra a vida de alguém tem que saber que será alcançado pela Justiça. Essa pessoa tem que pagar, mas ao mesmo tempo ele pode ter o direito de recomeçar depois de pagar. É uma reflexão que temos que fazer”, declarou.
O secretário de Estado da Justiça, Luiz Carlos Cruz, ressaltou que a reintegração social dos internos é possível, através dos estudos e do trabalho.
“Essa parceria é muito importante: quando o empresariado abraça essa causa, ofertando postos de trabalho na sua empresa, isso se transforma em uma grande escola e a gente vê a ressocialização acontecer. O governo não pode fazer tudo sozinho. A parceria da classe empresarial é fundamental. Abrir oportunidades, tanto para o preso como para o egresso, é o caminho para viabilizar e tornar efetivo o projeto de ressocialização”.
Leia também >> Programa Parcerias ES abre mais duas sondagens de mercado
Na visão do governador, todas essas medidas integradas aumentam o fluxo do sistema e abrem caminho para a participação de mais pessoas nos processos de ressocialização. “Esse é um trabalho que as empresas se predispõem a fazer conosco que nos ajuda muito. Essa solenidade é para homenagear os parceiros e as entidades e dar um selo para essa colaboração e parceria”, disse Casagrande.
O secretário agradeceu ainda o trabalho desenvolvido nas unidades voltado para o resgate da dignidade humana e da autoestima, e pelo apoio do empresariado:
“Quem realiza uma visita na unidade prisional vê que a realidade é de um atendimento digno. A população carcerária está privada de liberdade, e apenas isso. É um mérito, uma conquista do Estado o fato de hoje sermos um dos únicos da Federação a termos toda a administração de todas as unidades prisionais. E isso nos dá credibilidade. Por isso, agradecemos também aos empresários, que acreditam no trabalho da Sejus e apoiam nossas iniciativas.”
Leia também >> Ager promoverá Workshop sobe Segurança de Barragens no próximo dia 04
O empresário Fabricio Carrareto Barreto conta com cerca de 40 pessoas do sistema prisional em sua empresa. Para ele, a experiência tem sido positiva.
“Quando eu soube da iniciativa, eu tive um pouco de preconceito. Mas, ao conhecer melhor do que se trata e visitar a Penitenciária Regional de Linhares, quebrei todos os paradigmas. Os internos se envolvem, como todos os demais, tem a mesma garra e o comprometimento. Eu gosto de falar que somos apaixonados por pessoas, e temos a pretensão de contratar mais egressos para nossa equipe”, disse.
Luiz Eduardo Loureiro é egresso do sistema. Há um ano ele atua na empresa Martins & Martins Industria e Comércio de Produtos de Limpeza e compartilhou um pouco da sua experiência.
“Eu já estive do outro lado, no sistema, e posso dizer que funciona. Sou a prova disso. Agradeço às mais de 200 empresas que acreditam. A minha empresa sempre acreditou em mim: me contrataram, fui promovido a motorista e recentemente recebi um novo cargo. Tenho minha família. Graças a pessoas como vocês, que acreditam que é possível superar, nós temos oportunidades para fazer diferente” relatou.
Leia também >> Marcos Garcia defende implantação de centro de educação rural em Linhares
Os internos que participam do projeto Tocando a Liberdade, da Penitenciária Estadual de Vila Velha V (PEVV V), fizeram uma apresentação musical. Após a cerimônia, os convidados prestigiaram a exposição de móveis e artesanatos produzidos por internos do sistema prisional do Estado.
Selo Social “Ressocialização pelo Trabalho”
As empresas conveniadas ao Programa de Responsabilidade Social e Ressocialização da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) participam, anualmente, de uma avaliação para o recebimento do Selo Social “Ressocialização pelo Trabalho”. Este ano, em um novo ciclo do Selo, 77 empresas e instituições atenderam aos requisitos.
Mais de 200 empresas fazem parte do Programa de Responsabilidade Social e Ressocialização da Sejus e empregam cerca de 3.600 detentos dentro e fora dos presídios.
O programa estimula o setor produtivo a absorver a mão de obra da pessoa presa e egressa nas unidades prisionais e também nas empresas, de modo a ampliar a profissionalização e prepará-los para o mundo do trabalho.
Leia também >> Operação Mestre Oculto | TAC regulariza situação de professor envolvido em fraude
Amigos da Ressocialização
Instituições que também contribuem com o programa receberam o troféu “Amigos da Ressocialização”. São elas: Banestes; Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); Secretaria de Educação (Sedu), Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Instituto Capixaba De Pesquisa, Assistência Técnica E Extensão Rural (Incaper) e Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (FINDES).
Confira as empresas que receberam o Selo Social 2019:
· AB Soluções Ambientais Ltda
· ACP Industria de Moveis Ltda
· Alimentares Refeições Ltda
· AMF Construtora Ltda
· Arquivo Contemporâneo Tecnologia em Documentação Eireli Epp
· Autopel Automação Comercial e Informática Ltda
· Batista Logística Ltda
· Bertoli Construções Ltda
· BC Engenharia e Arquitetura Eireli ME
· Brito e Cia Ltda
· Centro De Reabilitação Física do Estado do Espírito Santo – Crefes
· Cidade Engenharia Ltda
· CM8 Embalagens Eireli
· Cobra Engenharia Ltda
· Collares Reciclagem Eireli-ME
· Cook Alimentos Ltda
· Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo
· Dois Amigos Atacado e Varejo Ltda
· Domart Alimentos Ltda
· Elit Indústria de Tintas e Revestimentos
· Empreendimento Imobiliário Mata Atlantica Spe Ltda
· Esac-empresa de Saneamento Ambiental E Concessões
· Fibrasa S/A
· Henrique Jose da Mota Neto – ME
· Industria de Moveis Peroba Ltda
· Instituto de Atendimento Socioeducativo do ES – Iases
· Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural – Incaper
· JDJ Engenharia e Meio Ambiente Ltda – ME
· José Walmir Thomaz – ME
· Jovem Martin Zucoloto
· Kierrattaa Eireli Me
· Las Palmas Fruticola Ltda – Docebela
· Lbrx Telecom Indústria E Comércio Ltda
· Leão Alimentos E Bebidas Ltda
· Locares Locações Ltda
· Magnatech Ind. Com. de Embalagens Ltda
· Marca Construtora e Serviços Ltda
· Marli Tagliate Tedesco
· Martins & Martins Industria e Comercio de Produtos de Limpeza Limitada – ME
· Melhor Alimentação
· Comercial Motociclo S/A
· Novolar Indústria e Comércio de Móveis e Esquadrias Ltda
· Orion Industrial e Salvatagem Ltda – Epp
· Padaria Parque das Castanheiras Ltda
· Pimpolho Produtos Infantis Ltda
· Pneus Mauri C&S Ltda ME
· Penedo Industria E Comercio Ltda
· Polipavi – Saneamento e Pisos Ltda
· Polícia Militar do Estado do Espírito Santo
· Prefeitura Municipal de Viana – Secretaria de Serviços Urbanos / Secretaria de Meio Ambiente E Desenvolvimento Rural
· Prefeitura Municipal de Vila Velha – Secretaria de Serviços Urbanos
· Progyp Sistemas Construtivos Ltda-ME
· Pro Memoria Serviços Ltda
· Proteus Embalagens Eireli Epp
· Rádio e Televisão Espírito Santo – Rtv
· Realmar Distribuidora Ltda (extrabom)
· Rimo S.A – Industria e Comercio
· Sabor Vitória Alimentação Ltda
· Secretaria de Estado Do Governo – Seg
· Secretaria de Estado Da Saúde – Sesa
· Serv Food Alimentação e Serviços Ltda
· Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (senac – Beira Mar e Vila Velha)
· Solux Lavanderia Ltda Epp
· Spe Empreendimento Imobiliário Porto Lagoa 1 Ltda
· Superintendência Regional de Saúde de Vitória-cre Metropolitano
· Supermercado Oasis Ltda ME
· Transcampeão Transportes Ltda ME
· Tozzatto Industria de Artigos Inox Ltda ME
· Trop Frutas do Brasil S.A
· Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo
· Universidade Federal do Espirito Santo – Ufes
· Ureserra Gerenciamento De Resíduos Ltda-ME
· Vale do Moxuara Turismo Rural Ltda – ME
· Vivo Sabor Alimentação Ltda
· Weg Linhares Equipamentos Elétricos S/A
· Zaché Premoldados Ltda ME.
Redação Em Dia
{jathumbnail off}
SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal.
Siga-nos no Facebook, Twitter e YouTube.
Convidamos você a fazer parte dos nossos canais nas redes sociais e navegar pelo nosso site de notícias Linhares Em Dia.