Uma paciente com câncer avançado deu à luz ao bebê Ravi Souza, no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam/Ufes), em Vitória.
O parto aconteceu no último dia 6 de fevereiro e foi antecipado quando o bebê completou 28 semanas de gestação, devido ao agravamento da doença da mãe.
Pâmela Souza, de 30 anos, é moradora da Capital e há cinco anos trava uma luta contra um câncer na cabeça. O momento do encontro entre mãe e filho, gravado pela família em vídeo cedido pelo pai, emocionou a todos.
Devido aos riscos, o procedimento foi acompanhado por uma equipe formada por obstetra, oncologista, neurologista, enfermeiros, assistentes sociais, neonatologistas, psicóloga, especialista em cuidados paliativos e nutricionistas.
“Trata-se de uma doença rara, o que, por si, torna o caso especial. Além disso, a gravidez fazendo tratamento com rádio e quimioterapia não é comum. E também porque, apesar do prognóstico restrito, ela resistiu tempo suficiente para levar a gravidez até uma idade gestacional que viabilizava a vida do bebê. Temíamos que ela não resistisse ao parto”, disse a Obstetra e chefe da Unidade Materno-Infantil do Hucam, Carolina Prest Ferrugini.
Sem nenhuma intercorrência, Ravi nasceu com 1,2kg e segue internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hucam devido à prematuridade. O estado de saúde dele é estável, mas não há previsão de alta.