O principal deles está voltado para o Supremo Tribunal Federal (STF), onde deve ser colocado em votação a liminar que impede que o veto da presidente Dilma Rousseff (PT) seja apreciado no Congresso. Outro tema é a eleição do novo coordenador da bancada capixaba.
Nesta segunda-feira (25), o governador Renato Casagrande (PSB) reúne a bancada para discutir estratégias que serão adotadas para tentar obstruir a votação do veto. O encontro está marcado para às 9 horas, no Palácio Anchieta.
O relator do projeto, deputado Carlos Zaratini (PT/SP), deve propor a realização de audiências públicas com governadores para discutir o tema. Segundo ele, o trabalho da comissão vai depender da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a liminar do ministro Luiz Fux que determinou a votação dos vetos presidenciais em ordem cronológica.
Bancada
Também durante esta semana, os parlamentares capixabas devem escolher o novo coordenador da bancada. Estão na disputa os deputados Iriny Lopes (PT) e Paulo Foletto (PSB).
Informações de bastidores apontam que Foletto teria os votos dos deputados César Colnago (PSDB), Lelo Coimbra (PMDB), Dr. Jorge Silva (PDT), Rose de Freitas (PMDB) e do senador Ricardo Ferraço (PMDB).
Já Iriny tem a preferência dos senadores Ana Rita (PR) e Magno Malta (PR), além das deputadas Lauriete (PSC) e Sueli Vidigal (PDT). Ainda há dúvidas em relação aos votos dos deputados Mannato (PDT) e Camilo Cola (PMDB).
O coordenador da bancada tem a missão de articular os interesses do governo estadual junto à União. No caso do Espírito Santo, entre as propostas que precisam de atenção são as obras de duplicação de rodovias federais, aeroporto e construção do porto de águas profundas. Além disso, o líder deve ter livre acesso à ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvati, que é a responsável pela liberação dos recursos federais.
Redação Portal Ouro Negro
Fonte: Folha Vitória