A obra visa atender a crescente demanda da região, contribuindo com o mercado da região, inclusive às cargas do novo shopping de Linhares, beneficiando principalmente os municípios de Linhares e Sooretama, com maior flexibilidade operacional e melhor qualidade de serviço. A previsão é que a ampliação seja finalizada até o final do primeiro semestre deste ano.
“A ampliação da SE Canivete reforça o compromisso da EDP Escelsa, assegurando o fornecimento de energia elétrica dentro de elevadas condições técnicas e de segurança”, afirma o diretor Técnico e de Ambiente da EDP Escelsa, Fernando Saliba.
A localização do empreendimento foi escolhida estrategicamente em virtude do constante crescimento populacional e da diversidade da atividade econômica da região, uma vez, que o município de Linhares destaca-se por apresentar um crescente polo industrial, principalmente na atividade moveleira, e, nos últimos anos, tem recebido grandes investimentos de infraestrutura, devido aos recursos provindos da exploração de petróleo e gás, que tem atraído diversas empresas. Já o município de Sooretama tem sua economia baseada na atividade agropecuária.
Construída seguindo rigorosamente as determinações da legislação ambiental e preservando as peculiaridades ambientais locais, a Subestação de Distribuição Canivete já está equipada com os mais modernos e avançados sistemas de tecnologia. Todas as funções da unidade são telecomandadas remotamente a partir do Centro de Operação do Sistema (COS), localizado em Carapina, na Serra.
Serviço
Obras que serão realizadas na ampliação
– Instalação do 1º transformador 138/34,5 kV: ampliando a capacidade em 20 MVA
– Instalação do 1º transformador 34,5/15 kV: ampliando a capacidade em6,67 MVA
– Construção de 01 alimentador em 34,5 kV
– Construção de 02 alimentadores de 15 kV
Redação Portal Ouro Negro