geral

EDP alerta sobre os cuidados nas instalações elétricas residenciais para evitar incêndios

14 jun 2024 - 15:15

Redação Em Dia ES

Share
Instalação e manutenção adequadas são essenciais para evitar incêndios e acidentes de origem elétrica
EDP alerta para importância de instalações elétricas internas adequadas no Espírito Santo. Foto: francescomoufotografo/Getty Images Pro

A EDP, distribuidora de energia do Espírito Santo, alerta sobre a importância de manter instalações elétricas internas adequadas em residências, comércios e indústrias para prevenir incêndios e outros acidentes causados por sobrecarga ou curto-circuito.

Dados apresentados na edição de 2024 do Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica, publicado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel).

Segundo o anuário, em 2023 foram registrados no Brasil 963 incêndios provocados por falhas elétricas em instalações internas, resultando em 67 mortes. Este número representa um aumento de 11,7% em comparação ao ano anterior. A região sudeste contabilizou 249 ocorrências e 17 fatalidades. No Espírito Santo, embora não tenham sido registradas mortes, ocorreram 14 incidentes desse tipo no último ano.

Nos últimos cinco anos, o aumento desse tipo de acidente foi de 42,7%. Apesar da elevação no número de ocorrências, houve uma redução de aproximadamente 8% no número de mortes em 2023 em relação ao ano anterior.

Este dado sugere melhorias no tempo de resposta a emergências, embora a necessidade de manutenção das instalações elétricas permaneça crucial, sendo esta uma responsabilidade do proprietário do imóvel.

Residências, incluindo casas, apartamentos e áreas rurais, são os locais com maior incidência de incêndios e mortes de origem elétrica, correspondendo a mais de 50% dos casos. Problemas como dimensionamento incorreto de carga ou falta de manutenção das instalações elétricas internas são as principais causas desses acidentes.

O aquecimento da fiação e a sobrecarga resultam frequentemente em incêndios. A seleção e conservação adequadas de disjuntores são essenciais para prevenir curtos-circuitos.

Filipe Lima, gestor da EDP, enfatiza a importância de contratar profissionais capacitados para verificar o dimensionamento dos circuitos elétricos e garantir que a capacidade seja adequada para a demanda dos aparelhos e equipamentos utilizados. “Sobrecarregar os circuitos pode levar ao superaquecimento dos fios e causar incêndios”, alerta Lima.

Ele recomenda inspeções periódicas das instalações elétricas para verificar a integridade dos fios, tomadas e interruptores.

“Se notar qualquer sinal de desgaste, fios descascados ou mau funcionamento, chame um eletricista para avaliar e corrigir o problema. Além disso, siga sempre as normas e regulamentações vigentes para garantir a segurança de sua residência e de todos os moradores”, conclui.

Dicas de Segurança da EDP:
– Examine a integridade da fiação elétrica; substitua fios desencapados ou danificados.
– Verifique se tomadas e extensões não estão sobrecarregadas.
– Evite passar fios e conectores sob tapetes e carpetes para prevenir incêndios.
– Mantenha tomadas, disjuntores e aparelhos elétricos longe de pias e locais com água.
– Fusíveis queimados ou disjuntores desarmados com frequência indicam sobrecarga; consulte um técnico.
– Realize a manutenção de todo o circuito elétrico da residência a cada cinco anos.
– Utilize produtos e equipamentos certificados, com garantia de qualidade.

0
0

Atualizado 14 jun 2024 - 16:28

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.