A professora do curso preparatório para vestibular Pro-Vest, Diesther Scarpati, é uma desses especialistas. Em entrevista, ela explica por que começar a estudar antes é vantajoso e ainda dá dicas sobre a escolha do curso e da instituição de ensino superior.
Confira:
– Por que começar a estudar para o vestibular com antecedência é essencial?
Diesther – A preparação para qualquer exame deve ser feita com antecedência, pois o candidato terá mais chance de rever o máximo possível do conteúdo que está previsto no programa da prova. Dessa maneira, ele tem como se planejar e estabelecer metas a serem alcançadas no decorrer do período de preparo. Além do mais, a primeira etapa sempre é o ENEM, e este exige habilidades que devem ser trabalhadas no decorrer de todo o ensino médio.
– Quais as vantagens de começar a estudar antes?
Diesther – Tranquilidade e autocontrole. Quando se está preparado, as questões não se tornam enigmas na frente do candidato, pois o exercício diário faz com que ele seja capaz de aplicar o que aprendeu durante o curso. Sendo assim ele fica mais confiante em si mesmo. Pois o momento do exame é só ele, a prova e o que ele se dispôs a aprender.
– Como se lembrar do que foi estudado no início do ano na hora da prova, que, na maioria das vezes, ocorre entre novembro e dezembro?
Diesther – Acredito que se lembrar de tudo é muito difícil, mas o candidato bem preparado tem mais probabilidade de lembrar aquilo que exercitou. Não existem questões diferentes dos exercícios. Quanto mais se exercita, mais se fixa. Dessa maneira, pode acontecer de o candidato se deparar com alguma questão semelhante às que ele estudou durante sua preparação.
– O que quem está estudando para Vestibular não deve fazer?
Diesther – Desistir. É um caminho longo de meses de preparação e muitos acabam desistindo no meio do caminho. Se a pessoa deseja essa aprovação, então ela tem que persistir e nunca desistir.
– É interessante prestar vestibular em mais de uma instituição de ensino superior? Por quê?
Diesther – Vai depender do objetivo do candidato. Ele deve ficar atento às instituições que utilizam a nota do ENEM apenas como primeira fase e não deixar de se preparar para as outras etapas. Existem instituições que tem discursivas de quatro matérias. Mas o mais importante é o candidato estar bem com o curso que deseja cursar, pois assim a preparação é mais direcionada e de forma não desgastante.
– E prestar vestibular visando mais de um curso, é interessante? Ou o vestibulando deve manter o foco em apenas uma área de conhecimento?
Diesther – Quando o candidato já sabe o que realmente deseja, com certeza sua preparação é mais eficaz. Isso ajuda na hora de montar seus horários de estudo. O interessante é buscar por áreas de afinidade e que tenham uma preparação similar. Na dúvida, existem profissionais qualificados para orientar quanto à escolha da profissão.
– Que outras dicas você daria para quem está se preparando para o vestibular?
Diesther – Na minha vivência com candidatos em preparação para concurso, o que realmente dá certo é a DISCIPLINA. A partir do momento em que o candidato se organiza e cumpre com suas metas, ele é capaz de gerenciar suas atividades para alcançar seu objetivo, a aprovação. E, claro, a escolha de um bom curso preparatório vai auxiliá-lo mostrando o que estudar e como estudar. O cursinho faz com que o candidato ganhe tempo para estudar mais ao invés de ficar procurando, pesquisando conteúdo, exercícios e simulados.
Sobre o Pro-Vest
Mantido pelo Centro Educacional Projetar, o Curso Preparatório Pré-Vestibular Pro-Vest tem estrutura moderna e conta com lousa digital sensível ao toque.
Inscrições abertas. Aulas a partir de 11 de Março.
Maiores informações: (27) 3264 3567
Assessoria de Comunicação
Centro Educacional Projetar