O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli (Republicanos), anunciou nesta terça-feira (26), por meio de suas redes sociais, que a duplicação da BR-101 no trecho que compreende o município está garantida contratualmente. A confirmação veio após uma audiência pública promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória. Segundo Marianelli, o processo será viabilizado por meio de uma recontratação aprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), com a concessão sendo levada à Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, entre os meses de abril ou maio de 2025.
“Finalmente, a gente vai ter contratualmente a garantia de que vai haver a duplicação da BR-101 no trecho de João Neiva até Linhares”, declarou o prefeito, em vídeo publicado nas redes.
A audiência realizada pela ANTT teve como objetivo discutir as diretrizes e o conteúdo do projeto de duplicação. Marianelli ressaltou que a duplicação é um compromisso contratual para os próximos cinco anos e que o processo de concessão está aberto a empresas interessadas, mediante leilão no mercado financeiro.
O prefeito também mencionou a inclusão do contorno de Linhares no contrato, que, segundo ele, será realizado em uma etapa posterior e dependerá de outras condições ainda não especificadas.