Cardeais da Igreja Católica elegeram por meio do conclave na tarde desta quarta-feira (13) o cardeal Jorge Mario Bergoglio (foto acima), argentino, como novo Papa, sucessor de Bento XVI à frente da Igreja Católica Apostólica Romana.
Em breve entrevista, Dom Décio (foto ao lado) contou à nossa reportagem o que espera do novo pontífice.
Portal Ouro Negro – O senhor já conhecia o escolhido?
Dom Décio – Há 22 anos, estive em Buenos Aires e ele se fez presente em nossa reunião de comunicação. Ele era bispo auxiliar. Foi uma presença breve, mas que já impressionou bem.
PON – O que espera deste novo Papa?
Dom Décio – Tudo o que envolve o seu nome “Francisco”: paixão por Jesus Cristo, presença entre os menos favorecidos, fraternidade, simplicidade, coragem evangélica e renovação da Igreja, no sentido de que Francisco, a partir da reconstrução da Igreja de São Damião em seu tempo, questionou muitas estruturas da Igreja que eram mais “do mundo” do que de Deus.
PON – O fato de ele ser o primeiro Papa latino-americano faz diferença? Por quê?
Dom Décio – Faz diferença sim. A reflexão do Concílio Vaticano II, na América Latina, sempre foi inovadora, buscando caminhos novos para a evangelização. Aqui, todo o nosso povo é eminentemente religioso e aberto à fé. A afirmação mais bonita desta atitude missionária é o Documento de Aparecida que reflete o rosto de uma Igreja desejosa de se renovar, de identificar-se com Jesus Cristo, de servir aos pobres, do diálogo com a nova cultura midiática, de valorização da ciência e da tecnologia… Enfim, de fazer com que o Evangelho esteja inserido no nosso tempo, especialmente através da valorização dos pobres e dos jovens.
PON – O senhor vai se encontrar com ele na Jornada da Juventude no Rio de Janeiro?
Dom Décio – Com certeza. Estarei no Rio de Janeiro e terei essa alegria de ter um contato direto com este Papa que bate com o meu coração porque é um Papa pastor.
Redação Portal Ouro Negro
Por Carol Paiva Said
Foto 1 – Alessandro Bianchi/Reuters
Foto 2 – Carol Paiva Said
{jathumbnail off}