geral

Dia das Crianças: Confira os riscos de acidentes com energia elétrica para crianças e adolescentes

11 out 2024 - 14:14

Redação Em Dia ES

Share
Distribuidora de energia no Espírito Santo reforça a importância da educação e prevenção para evitar acidentes envolvendo crianças e adolescentes
Confira os riscos de acidentes com energia elétrica para crianças e adolescentes. Foto: pixelshot

Na semana que antecede o Dia das Crianças, a EDP, distribuidora de energia do Espírito Santo, emite um alerta aos pais e responsáveis sobre a importância da prevenção para evitar acidentes elétricos com crianças e adolescentes. Segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em 2023, foram registrados 92 acidentes e 55 mortes de jovens até 15 anos no Brasil, número que reforça a necessidade de cuidados dentro e fora de casa.

Os dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica mostram uma leve alta em relação a 2022, quando foram contabilizados 91 acidentes e 50 mortes de crianças e adolescentes. A EDP alerta que o comportamento inadequado em relação ao uso da energia elétrica, seja por brincadeiras em locais impróprios ou por falta de atenção, coloca este público entre os grupos mais vulneráveis.

Cuidados em casa e nas ruas
Dentro de casa, os principais fatores de risco incluem instalações elétricas antigas, mal conservadas ou sobrecarregadas, o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada e a falta de proteção nas tomadas e fios, especialmente ao alcance das crianças.

“Pais e responsáveis precisam se atentar às condições das instalações elétricas e sempre manter equipamentos fora do alcance de crianças. O uso de celulares enquanto estão conectados à tomada é um risco de choque e até incêndio”, alerta a EDP.

Fora de casa, um dos maiores perigos está na prática de soltar pipas perto da rede elétrica. A EDP recomenda que a brincadeira seja supervisionada por um adulto e realizada em locais afastados dos fios de energia. A empresa também ressalta a necessidade de nunca utilizar linhas cortantes, como cerol ou linha chilena, e de manter distância de fios caídos no solo. “Fios caídos podem ainda estar energizados. Qualquer aproximação pode ser fatal”, informa a distribuidora.

Dicas de segurança para evitar acidentes
A EDP divulgou uma série de recomendações para garantir a segurança das crianças e adolescentes, tanto em casa quanto na rua:

– Oriente as crianças a nunca mexerem em aparelhos elétricos com as mãos molhadas;
– Evite ligar aparelhos elétricos próximos a fontes de água, como piscinas e duchas;
– Não faça ligações improvisadas (gambiarras), que podem sobrecarregar a rede elétrica e provocar incêndios ou choques;
– Verifique se todos os fios estão devidamente encapados e em boas condições;
– O uso de benjamins e extensões deve ser evitado. Prefira filtros de linha com fusíveis, que protegem contra sobrecargas;
– Nunca utilize o celular enquanto ele estiver conectado à tomada;
– Em caso de necessidade de reparos na rede elétrica, contrate um profissional capacitado;
– Fique atento à instalação de chuveiros, sempre verificando se as conexões elétricas estão seguras;
– Nunca toque ou se aproxime de fios caídos ou postes danificados.

Em caso de emergências envolvendo a rede elétrica, a EDP oferece diversos canais de atendimento, disponíveis 24 horas por dia. O contato pode ser feito pelo site oficial da empresa, pelo WhatsApp ou pela Central de Atendimento ao Cliente.

Canais de atendimento da EDP:
– Site: www.edp.com.br
– WhatsApp: (27) 99772-2549
– Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0707 (ligação gratuita, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana)

0
0

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.