Nesta quarta-feira (20), o Brasil comemora o Dia da Consciência Negra, marcado este ano, pela primeira vez, como feriado nacional. No Espírito Santo, a data foi celebrada com a transferência simbólica da capital, Vitória, para o município de São Mateus, no Norte do Estado. A solenidade oficial aconteceu na Praça São Benedito.
A transferência simbólica é prevista pela Lei Estadual nº 8.790, de 2007, e reforça a importância histórica e cultural de São Mateus. O município é conhecido pela concentração de comunidades quilombolas. A cidade conta com uma diversidade cultural muito rica, com jongo, reis de boi, ticumbi e várias outras manifestações populares.
Durante o evento, o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), destacou a necessidade de ampliar políticas públicas para reduzir desigualdades sociais. “É uma transferência simbólica da capital, mas é um dia de muita reflexão pela necessidade de políticas públicas que proporcionem oportunidades iguais para toda a população brasileira”, afirmou. Ele ressaltou ainda que o trabalho no Espírito Santo busca a valorização da população negra e o enfrentamento das desigualdades históricas.
Casagrande também mencionou que o Estado está no processo final de elaboração de um Plano de Equidade Racial. “Esse plano vai orientar cada secretaria sobre as ações necessárias nas áreas de educação, saúde, segurança e direitos humanos, visando a redução do racismo estrutural no Espírito Santo”, explicou.
Entregas e obras em São Mateus
Além da solenidade oficial, a agenda do Dia da Consciência Negra em São Mateus incluiu ainda entregas e assinaturas de ordens de serviço voltadas ao desenvolvimento da região. Entre os destaques, foram entregues academias populares e um cortador de grama, além da assinatura de ordens de serviço para a reforma e ampliação das escolas estaduais Dr. Emílio Roberto Zanotti e Ceciliano Abel de Almeida.
No âmbito da mobilidade, foi inaugurada a ponte que conecta as comunidades de Pedra D’água e Guriri, proporcionando maior facilidade de deslocamento entre as localidades. Além disso, no bairro Liberdade, foram realizadas obras de drenagem e pavimentação, juntamente com a entrega de uma unidade de saúde. Em Guriri, houve a assinatura de ordens de serviço para o contorno viário e para o contrato de macrodrenagem do Balneário.
Casagrande destacou que os investimentos na região somam-se aos maiores já realizados no Norte do Estado. “Estamos fazendo hospital, obras viárias, e uma série de melhorias que reforçam a importância dessa população e deste município para o Espírito Santo”, declarou.