geral

Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense é feriado estadual? Entenda a data

22 maio 2025 - 16:45

Redação Em Dia ES

por Julieverson Figueredo

Share
Data remete ao desembarque dos portugueses em Vila Velha, em 1535, quando Vasco Fernandes Coutinho fundou a capitania do Espírito Santo
Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense é feriado estadual? Entenda a data. Foto: Getty Images

Nesta sexta-feira (23), o Espírito Santo celebra o Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense, data que também marca o aniversário da cidade de Vila Velha, que completa 490 anos em 2025.

A origem da comemoração remonta a 1535, quando os portugueses desembarcaram na região da Prainha, no município de Vila Velha, a bordo da caravela Glória, com o propósito de colonizar a capitania do Espírito Santo. O donatário Vasco Fernandes Coutinho fundou o primeiro núcleo da capitania, chamado Vila do Espírito Santo, que foi capital estadual até 1549.

Feriado municipal e ponto facultativo estadual
Apesar da importância histórica da data, o feriado é oficial apenas no município de Vila Velha. Segundo o decreto nº 133, publicado no Diário Oficial do Estado em 27 de janeiro de 2025, o dia 23 de maio é considerado ponto facultativo para o Poder Executivo Estadual.

A Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) informou que não haverá expediente nas repartições públicas estaduais no dia, exceto nos órgãos que operam em regime de escala ou que não admitem paralisação.

Na Grande Vitória, Vila Velha é o único município a decretar feriado pelo aniversário da cidade e pela colonização. Na cidade, serviços essenciais, como saúde, segurança e limpeza pública, funcionarão normalmente.

Ainda conforme o ato nº 4716/2024, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo também estará fechada na sexta-feira, em comemoração ao Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense.

Turismo e economia do Espírito Santo
Além do significado histórico, o Espírito Santo destaca-se pelo potencial turístico e econômico. Em relatório divulgado em abril de 2025 pela Secretaria do Turismo (Setur) e pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), o estado ocupa o sétimo lugar no ranking de rendimento turístico entre as unidades da Federação.

De acordo com Vanderson Eliziário, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, o Espírito Santo tem se tornado destino crescente para visitantes de várias regiões do Brasil e do mundo. Em 2024, o rendimento médio real no setor do turismo foi de R$ 2.904,27, o segundo maior desde 2021. “É evidente o potencial turístico crescente do estado, que está se tornando um destino cada vez mais procurado por visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo”, disse.

0
0
Atualizado: 22/05/2025 18:56

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.