geral

Dia da Árvore: Alunos participam de plantio de ipês na Residência Oficial do Governo

19 set 2024 - 16:57

Redação Em Dia ES

Share
Evento integra o Mutirão das Árvores, com meta de plantar 20 milhões de mudas no Espírito Santo em 10 anos
Alunos participam de plantio de ipês na Residência Oficial do Governo. Foto: Hélio Filho/Secom

Na manhã desta quinta-feira (19), alunos do Ensino Infantil da rede pública de Vila Velha participaram de uma ação de plantio de mudas de ipês na área externa da Residência Oficial do Governo do Estado, em alusão ao Dia da Árvore, celebrado no próximo dia 21, e ao Dia do Jequitibá Rosa, árvore símbolo do Espírito Santo.

A atividade faz parte do Programa Mutirão das Árvores, que busca plantar 20 milhões de árvores no Espírito Santo e 2 bilhões em todo o Brasil nos próximos dez anos.

Durante o evento, crianças entre 4 e 5 anos plantaram as mudas como parte da iniciativa que visa promover a educação ambiental e o reflorestamento em áreas degradadas. “É importante que a gente tenha essa cultura de plantar árvores, por isso, trazer as crianças para colaborar nesta ação tem um simbolismo grande”, afirmou o governador Renato Casagrande, que destacou o papel de escolas e comunidades na preservação ambiental.

“As escolas estão com uma tarefa de escolher uma área degradada para fazer a recuperação, envolvendo também as comunidades por meio de iniciativas como o Mutirão das Árvores e o programa Reflorestar”, disse.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, também esteve presente e ressaltou a importância do plantio para além das metas de restauração ambiental. Segundo ele, o plantio de mudas faz parte de uma estratégia maior de educação ambiental, que também inclui o Parque Cultural Casa do Governador.

“Agora estamos nos organizando para que [o parque] também seja uma referência de centro de educação ambiental. E começamos com este primeiro passo de intersecção entre políticas públicas de meio ambiente, alinhando educação ambiental, cultura e lazer”, explicou Rigoni.

As ações do Mutirão das Árvores serão realizadas em escolas estaduais, municipais e em comunidades de todo o Espírito Santo, incentivando o engajamento de diferentes setores da sociedade.

O programa foi lançado em outubro do ano passado e busca reforçar a preservação ambiental como uma responsabilidade coletiva, com o plantio de árvores sendo uma ferramenta central para o combate à degradação ambiental e à produção de água no Estado.

0
0

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.