O programa CNH Social, que gera oportunidades por meio da habilitação gratuita aos novos motoristas ou aos que desejam adicionar mais uma categoria à carteira, foi um dos assuntos de pauta.
Foram abordadas as mudanças no programa, que propiciaram melhorias para os condutores em formação e para as autoescolas, como a permissão de até três retestes, em caso de reprovação na avaliação teórica ou prática, e também o reajuste no pagamento aos centros de formação.
O diretor geral Carlos Lopes destacou a importância da participação dos CFCs no programa CNH Social, que segue com inscrições abertas até o próximo dia 30.
“Nós dobramos a oferta de vagas do CNH Social, são benefícios em todo o Estado para os cidadãos que mais precisam. Entretanto, isso só é possível com a parceria dos centros de formação, que irão receber os beneficiados e dar a capacitação para que se tornem motoristas responsáveis”.
O momento também foi oportuno para retirar dúvidas e se aproximar dos responsáveis pela formação dos condutores do Espírito Santo. Oszilene Gazoni Ferreira, diretora de um centro de formação de Nova Venécia, no norte do Estado, parabenizou o Detran pela iniciativa.
“Essa reunião foi muito produtiva, pudemos apresentar as dificuldades que temos e discutir com a equipe do Detran os temas relevantes do nosso dia a dia. O meu CFC é credenciado há 45 anos e receber essa atenção do Departamento é muito importante. Dessa maneira nos tornamos mais que credenciados, nos tornamos parceiros”.
O presidente do sindicado de CFC, Osvaldo Maturano, afirmou que a atuação do Detran|ES tem contribuído com o exercício dos profissionais.
“O Detran está muito eficiente, agilizou o andamento de processos e de documentos, e as fiscalizações que tem realizado contribuem na melhoria dos serviços prestados, pois fazem com que seja seguido à risca por todos os credenciados o que está na lei”.
Ao final da reunião, o diretor geral Carlos Lopes esclareceu aos credenciados a posição do Departamento diante da exigência do simulador.
“O Detran|ES solicitou ao Denatran, por meio de ofício, o adiamento do prazo de cumprimento dessa resolução, visto que os Centros de Formação de Condutores estão com dificuldade na aquisição do simulador de trânsito. Essa dificuldade deve-se a existência de uma única empresa que fornece o equipamento devidamente homologada pelo Denatran.
Diante disso, o Detran|ES aguarda um parecer do Denatran e acredita no bom senso diante do pedido. Mas, independente da resposta fornecida, nenhum aluno será prejudicado”, finalizou.
Redação Portal Ouro Negro