O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) reforçou o alerta sobre golpes envolvendo falsas notificações de multas e penalidades. As mensagens, enviadas via SMS, e-mail e aplicativos de mensagens, direcionam os destinatários a links fraudulentos que não pertencem aos Detrans. A situação foi detectada em novembro do ano passado e, desde então, dúvidas sobre o tema continuam a ser registradas.
De acordo com o Detran|ES, as mensagens falsas geralmente informam sobre supostas multas ou processos de suspensão do direito de dirigir, oferecendo links para “regularização”. O Órgão esclarece que os cidadãos devem consultar as informações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do veículo apenas por meio do site oficial ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Para verificar a pontuação da CNH, é necessário acessar a página inicial do site do Detran|ES, entrar na seção de serviços digitais de Infrações e clicar em “Consulta de Pontuação CNH”. Já para informações sobre multas e infrações associadas a veículos, o serviço “Consulta de Veículos” está disponível na seção de serviços digitais de Veículos.
Segundo o Detran|ES, “os contatos oficiais realizados pelo órgão com os condutores e proprietários de veículos são prioritariamente feitos por correspondência, identificada e enviada pelos Correios com Aviso de Recebimento (AR)”. Notificações de infrações e penalidades também podem ser recebidas exclusivamente de forma eletrônica pelo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), disponível no aplicativo CDT.
O órgão alerta que mensagens contendo links suspeitos devem ser tratadas com cautela, e orienta os cidadãos a desconfiarem de ofertas ou facilidades incomuns. “Caso o cidadão receba mensagens dessa natureza, é fundamental verificar diretamente nos canais oficiais do Detran|ES antes de clicar em qualquer link ou fornecer dados pessoais”, reforça a nota.
Dúvidas podem ser esclarecidas presencialmente mediante agendamento em uma das agências do Detran|ES, ou pelo Disque-Denúncia, no número 181. A Ouvidoria-Geral do Estado também está disponível pelo telefone 0800 022 11 17 ou pelo e-mail [email protected] para receber denúncias e orientações.