O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) divulgou nesta terça-feira (06) a lista dos 3.500 candidatos selecionados na primeira fase do programa CNH Social 2025. Os contemplados devem realizar a matrícula on-line até 20 de maio para iniciar gratuitamente o processo de habilitação. A relação está disponível neste site.
Os beneficiários devem acessar a aba do programa CNH Social ou o banner na página principal do site do Detran|ES, preencher o formulário de matrícula com os dados exigidos e, após confirmação, comparecer à autoescola indicada para abertura do processo de habilitação.
Depois da matrícula on-line, o prazo para procurar presencialmente o Centro de Formação de Condutores (CFC) e concluir a abertura do processo é de 15 dias corridos. Em seguida, o candidato terá 30 dias corridos para realizar a biometria em uma unidade do Detran|ES e os exames exigidos em clínica credenciada.
O processo de Primeira Habilitação, Adição ou Mudança de Categoria deve ser concluído no prazo máximo de 12 meses, contados a partir da abertura do processo na autoescola.
Seleção e suplência
Nesta etapa, 82.642 pessoas se inscreveram para concorrer a uma das 3.500 vagas. Esse foi o segundo maior número de inscritos desde a criação do programa.
Os candidatos que não foram selecionados nesta fase terão nova chance na lista de suplentes, que será divulgada no dia 07 de julho de 2025, a partir de 12h, também no site do Detran|ES. A chamada única visa preencher as vagas não ocupadas por candidatos inicialmente selecionados que forem desclassificados por não cumprirem os prazos.
A convocação dos suplentes seguirá a ordem de classificação do processo seletivo.
Prazos e desclassificação
É responsabilidade do candidato acompanhar as publicações do Detran|ES, cumprir os prazos e manter os dados atualizados. Quem não realizar a matrícula até 20 de maio ou não cumprir as etapas nos prazos estabelecidos será desclassificado.
O candidato que for desclassificado após a matrícula ficará impedido de se inscrever novamente no programa por cinco anos. Já aquele que não realizar a matrícula dentro do prazo ficará impedido de participar por três anos.
O Detran|ES reforça que não realiza ligações telefônicas nem envia e-mails para informar o resultado. Todas as etapas devem ser acompanhadas exclusivamente pelo site oficial.
Os selecionados têm direito a todo o processo de habilitação sem custo, incluindo:
Captura biométrica na agência do Detran|ES
Exames médicos e psicológicos em clínica credenciada
Um exame toxicológico (para categorias D ou E)
20 aulas teóricas e práticas em autoescola
Três reprovações permitidas (teórica ou prática)
Duas aulas extras em caso de reprovação prática (desde que aprovado na prova teórica)
Em caso de falta às provas, o candidato deverá arcar com a taxa de remarcação e os custos da autoescola.